Belivaldo coletiva imprensa

Belivaldo descarta privatização da DESO, mas fala em PPPs e quer melhorias

Belivaldo coletiva imprensaEm meio ao anúncio da primeira parte da sua reforma administrativa, em coletiva à imprensa realizada no último dia 04, o governador Belivaldo Chagas falou da criação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a qual abrangerá as secretarias de Infraestrutura, de Meio Ambiente e ficará responsável, também, pela Adema e DESO.

Sobre o assunto, Belivaldo garantiu que não irá privatizar a Companhia de Saneamento, mas irá buscar meios de tornar a empresa mais eficiente e diminuir o desperdício de água, através das já conhecidas e Parcerias Público Privadas (PPPs).

“Está fora de cogitação a privatização da DESO, mas precisamos melhorar a empresa. Temos bons técnicos e uma perda imensa de água. Seja por meio de Parceria Público Privada, seja por captação de recursos, vamos otimizar os serviços. Não dá para continuar como está. Vamos torna-la ágil, eficiente, para melhorar os serviços à população. O que a gente quer é enxugar e buscar a eficiência”, garantiu o chefe do Executivo, acionista majoritário da DESO.

Portanto, fazendo o recorte sobre a parte que fala de “enxugamento e buscar eficiência”, muito provavelmente deverá vir mudanças por aí dentro da Companhia. Fica muito claro, para qualquer um que observe a DESO com olhar crítico e sincero, seja peão, chefe ou diretor, sabe que há inúmeros problemas que minam recursos e a boa eficiência dos serviços que se presta à população sergipana, e que vira e mexe repercutem nos meios de comunicação. São problemas velhos e novos que precisam sim ser resolvidos.

Uma outra questão é que nada garante que o senhor governador possa vir a mudar de ideia, nos quatro anos que restam ainda da sua gestão, quanto a privatizar ou não a DESO.

O SINDISAN lutará veemente contra qualquer sinalização ou iniciativa de privatização, mas os trabalhadores que coloquem as suas barbas de molho e contribuam para melhorar a eficiência da nossa Companhia, porque os privatistas, incentivados pelo governo ultraliberal de Bolsonaro, não descansarão da tentativa de meter a mão em todo o lucrativo setor de saneamento do país.

E só com a DESO forte, pública e prestando bons serviços com baixo custo da tarifa (algo que empresa privada não faz) é que venceremos essa batalha.