Em reunião com o SINDISAN, direção da DESO se coloca contra privatização

O SINDISAN requereu e conseguiu uma audiência com a direção da DESO, realizada no último dia 17/2, para tratar do edital de pré-qualificação para contratação de serviços técnicos especializados para a estruturação de projetos de participação privada, envolvendo a prestação de serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário, lançado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) há alguns dias, para seis estados – Sergipe está entre eles.

O edital faz parte de um programa do BNDES de estudo de viabilidade das empresas de saneamento em 17 Estados, sendo que estes seis já receberam um pré-diagnóstico favorável à privatização, o que fez acender a luz amarela para o sindicato e a categoria.

Na reunião em que estiveram presentes os presidentes do SINDISAN, Sérgio Passo, da DESO,Carlos Melo, e da CUT/SE, Rubens Marques, além de diretores do sindicato e da Companhia, a direção da DESO foi categórica em se posicionar contrária à privatização. Carlos Melo, no entanto, informou não ter nenhuma informação a mais do que já se sabe, até porque, segundo Melo, o governador Jackson Barreto não tocou ainda no assunto e, dentro do governo, não se fala em privatizações.

A direção do SINDISAN vem tentando uma audiência com o governador para tratar da questão e também sobre os problemas vividos pela Companhia, e como até a presente data não houve sinalização por parte do governador, foi solicitada à direção da DESO que intermediasse uma audiência com Jackson para, em conjunto, discutir o tema privatização da DESO.

“Carlos Melo se comprometeu em tentar agendar essa audiência para discutir a situação da Companhia e para a direção do SINDISAN apresentar propostas para seu fortalecimento e não a sua privatização”, informa Sérgio Passos.

Confira algumas atividades já agendadas em defesa da DESO:

16/02 – Às 14h30 – Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese sobre a “Não Privatização da DESO”, em conjunto com a Câmara de Vereadores de Aracaju, através da Deputada Estadual Ana Lúcia e do Vereador Iran Barbosa, que farão a convocatória dos deputados e vereadores. A direção do SINDISAN vai convocar a categoria e também a sociedade para este importante evento.

24/02 – Pela Manhã – Convoca-mos toda a categoria para se fazer presente no Bloco Carnavalesco da CUT-SE, o Siri na Lata, onde iremos mostrar a sociedade sergipana a importância dos serviços prestados pela DESO e defender a companhia como patrimônio dos sergipanos.