Encontro constrói pauta em defesa dos setores elétrico e de saneamento

Com a presença de 65 dirigentes das Federações Urbanitárias – FNU, Frune, Furcen e Fruse –, representando 19 estados (SE, RN, BA, SP, MS, PR, SC, PI, RJ, PA, GO, MG, RS, PB, ES, AL, RN, AC e AP), nos dias 10 e 11 de janeiro foi realizado o Encontro Setorial das Federações Regionais Urbanitárias, em Brasília.

Convocado pela CNU e FNU (Confederação e Federação Nacional dos Urbanitários), o Encontro foi avaliado como exitoso pelos participantes ao cumprir seu objetivo de construir uma pauta de reivindicações do ramo para apresentar ao governo e parlamentares.

Pedro Damásio, presidente da FNU, destacou o sucesso da jornada. “Foi uma agenda vitoriosa em Brasília”, afirmou Damásio.

Ele explicou, ainda que a pauta de contribuição dos urbanitários ao governo Lula (confira aqui) foi apresentada pessoalmente à presidente do PT, deputada Gleisi Hoffman, ao Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, e a deputada Érika Kokay. A pauta dos urbanitários também foi discutida com a assessoria do Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

O Encontro Setorial avaliou os trabalhos das equipes de transição e analisou as medidas já adotadas pelo governo Lula que afetam o ramo – nos setores de energia elétrica, saneamento, gás e meio ambiente.

Entre as reivindicações prementes dos urbanitários está a reestatização da Eletrobras e a defesa das empresas públicas de saneamento, cujo a lei 14.026/2020, que alterou o marco legal do saneamento, abriu caminho para a privatização do setor.

O Encontro das Federações Urbanitárias decidiu pela construção de relatórios demonstrando os impactos das privatizações no setor elétrico e sobre as necessárias mudanças no Marco Regulatório do Saneamento, a fim de garantir a importância das empresas públicas para o desenvolvimento do país nos campos econômico e social.

Também ficou decidido um planejamento em conjunto com as Federações, aproveitando o cenário político favorável para os debates.

Estiveram presentes no encontro os dirigentes do SINDISAN Silvio Sá e Iara Nascimento, que também é secretária-geral da FNU.

(Com informações do site da FNU)