Enquete: 95,58% dizem ser contra a privatização da DESO

Em enquetes realizadas entre os dias 20 e 27 de março deste ano pela CUT/SE e pelo SINTESE, em Aracaju, Aquidabã, Japaratuba, Capela, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Estância e Japoatã, para saber, entre outra questão, a opinião da população sobre um possível privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), 95,58% das 13.265 pessoas que participaram disseram ser contrários à privatização ao responder “Você é a favor que os governos Jackson e Temer privatizem a água?”.

Ou seja, diferentemente do que os privatistas de plantão andam pregando por aí, a maioria da população não é favorável à entrega da DESO à iniciativa privada.

O resultado da enquete foi divulgado nesta quinta-feira, 20, em coletiva à imprensa, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, pela direção do SINTESE. Confira os números finais:

Não – 12.679 (95,58%)
Sim – 532 (4,01%)
Nulo – 43 (0,32%)
Branco – 11 (0,08%)
—————————-
Total – 13.265 (100%)

A enquete realizou outra pergunta

Na enquete realizada pela Central Única dos Trabalhadores e pelo SINTESE foi perguntado, também, “O que o povo deve fazer com deputados e senadores que aprovem a reforma da previdência e trabalhista?”. Esta foi a pregunta feita à população durante a enquete sobre a reforma da previdência e trazia as seguintes opções de resposta: Não reeleger nunca mais / Tratar como traidor (a) / Continuar votando cegamente. O resultado: para 95,68% dos que votaram na enquete, os deputados federais e senadores que votarem a favor das reformas da previdência e trabalhista não devem ser reeleitos.

A enquete surgiu de uma preocupação do povo sergipano colocada aos dirigentes sindicais durante os atos promovidos contra as reformas da Previdência e Trabalhista. As pessoas vinham perguntar o que podiam fazer para se mostrarem contra estas reformas, que fazem parte de um pacote de medidas que desmontam o Estado brasileiro e retiram direitos da classe trabalhadora, conquistados na década de 40 do século passado.

“A população sergipana está compreendendo que as reformas da Previdência, Trabalhista, a terceirização sem limites e, no caso de Sergipe, a privatização da DESO são nocivas ao povo e mandam um recado aos parlamentares sergipanos no Congresso Nacional: se votarem a favor, nunca mais serão reeleitos”, aponta Rubens Marques, presidente da CUT/SE.

(Com informações do site do SINTESE)