eta

ETE Rosa Elze está abandonada e sendo invadida. Cadê a DESO?

etaQue há muito tempo a DESO não vem dando a mínima atenção para as condições físicas de suas unidades, seja no interior do estado como na Capital, isto até o mais míope dos observadores notará com bastante facilidade. Basta ver o exemplo das condições de sua própria sede, na Rua Campo do Brito, onde toda ela vem se deteriorando com o tempo, permanecendo apenas as varrições diárias, pra não dizerem que nada está sendo feito.

Mas vamos tentar detalhar a situação absurda de abandono e decadência da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada no Conjunto Rosa Elze, no município de São Cristóvão, na Grande Aracaju. A ETE que antes era demarcada por cercas de arames farpados, com estruturas de alvenaria, onde o operador realizava as suas atividades e o repouso, hoje, nada mais resta daquela estrutura.

Toda a área está sendo invadida aos poucos; até as próprias lagoas de estabilização estão sendo aterradas pelos invasores; dezenas de casas, algumas até de andar, oficinas mecânicas e de pinturas de automóveis se espalham por todo o perímetro da estação; a cerca de proteção há muito tempo foi destruída por meliantes e drogados.

Os operadores são refém da violência sempre crescente que assola toda aquela região, sem nada poder fazer, mas sendo obrigados a executarem as suas tarefas, ficando confinados dentro de um cubículo insalubre, quente e abafado, torcendo para que nenhum mal os aflija, e ainda junto com alguns velhos motores, que insistem em funcionar mesmos sem qualquer tipo de manutenção.

Fica muito difícil para a diretoria do SINDISAN acreditar que em algum momento a direção da DESO parou para analisar essas situações, que só fazem piorar, dia após dia. Lembramos que não se trata de um caso localizado. Conhecemos outras unidades que estão em situação talvez de maior gravidade que a da ETE do Rosa Elze.

Será que a integridade física do trabalhador e, também, o patrimônio da companhia nunca foram e nem serão motivos de preocupação para a direção da DESO?

Para alguns chefes, que simplesmente se acham no direito de intimidar e até de punir os trabalhadores e colegas de companhia, por que não vão fazer um levantamento de todas as áreas que estão com algum tipo de ameaça, seja por invasões, violência física e verbal contra trabalhador, abandono, e até desabamento?

Assim, todos juntos, chefia, trabalhadores e sindicato, poderiam exigir da alta direção da DESO que tome providências urgentes para que se comece a corrigir estas situações deprimentes que os trabalhadores estão passando todos os dias.

 

Share this post