FNU 69 anos

FNU completa 69 anos: viva a luta urbanitária!

FNU 69 anosA FNU – Federação Nacional dos Urbanitários – completou, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, 69 anos de uma trajetória de defesa da soberania nacional, das empresas públicas de saneamento, de energia e dos direitos dos trabalhadores urbanitários.

Essa história, que completa 69 anos, enfrentou momentos difíceis , como as mobilizações históricas contra a tentativa de privatização da Eletrobras nos governos Collor e FHC, a sua contribuição foi decisiva para a criação do marco regulatório do saneamento no governo do presidente Lula, os quadros cedidos para a estruturação do Ministério das Cidades. Enfim, a Federação sempre contribuiu com o país.

A FNU enfrenta a conjuntura mais difícil da sua trajetória, onde um governo fascista trabalha dia a dia para entregar nossas empresas de saneamento e energia ao capital privado. Mas a resistência continua em todos os espaços, seja político, na justiça e demais fóruns.

Essa longa história se construiu com a participação dos seus dirigentes nas lutas nacionais, pelos direitos dos trabalhadores, contra o racismo, os direitos das mulheres, dos LGBTs, dos portadores de deficiência, por democracia e o fortalecimentos das empresas públicas nas áreas de energia e saneamento.

Transição

A FNU, a partir de agora, inicia um processo de transição de Federação para Confederação Nacional dos Urbanitários – CNU, que irá incorporar todo o legado de luta dos 69 anos de existência da entidade. Os urbanitários(as) estão e continuarão unidos(as) na resistência e no enfretamento à conjuntura mais adversa das últimas décadas, diante de um governo de política entreguista que atinge em cheio o ramo urbanitário, com os processos de privatização dos setores de energia elétrica, gás e saneamento básico. Por isso, nossa luta está mais forte do que nunca, por: #PrivatizarNÃO – #EletrobrasPública – #SaneamentoPúblico – #NenhumDireitoAMenos !