unidos podemos

Fortaleça o sindicato. Ele é o seu instrumento de luta!

unidos podemosOs sindicatos surgiram em meados do século XIX, na Inglaterra, berço da Revolução Industrial, onde a jornada de trabalho era de 16 horas diárias e os salários aviltantes. Com as jornadas de longa duração e as condições insalubres nas fábricas, acidentes de trabalho e doenças faziam parte dos cotidiano dos trabalhadores, que se viam obrigados a se afastar das suas atividades. Como não havia leis trabalhistas, os próprios trabalhadores criaram uma “caixa de ajuda mútua”, para ajudar a comprar remédios para os companheiros doentes ou acidentados.

Com esse movimento, surgiram as “trade unions”, concomitante ao ato do Parlamento inglês que aprovou, em 1824, uma lei estendendo a livre associação aos operários. Nasciam os sindicatos da época, com o espírito e solidariedade de classe para defender os interesses dos trabalhadores, que logo perceberam que precisariam ampliar a luta para além das “trade unions”, ampliando a organização e lutando pela redução da jornada de trabalho e por melhores condições de trabalho e de salários.

Com essa pequena introdução histórica (quem puder, é bom ler O Capital, de Karl Marx), queremos mostrar aos trabalhadores da DESO, da Cohidro e dos SAAEs a importância dos sindicatos na história das lutas da classe trabalhadora, em defesa dos seus interesses históricos e imediatos.

Os avanços conquistados ao longo dos séculos e das décadas recentes, com legislações protetivas e a conquista de férias, décimo terceiro salário, redução de jornada, descanso semanal remunerado e outros, não caíram do céu ou foram frutos da bondade dos capitalistas, mas das lutas dos trabalhadores, organizados em sindicatos, centrais, federações e confederações.

Na atual conjuntura, onde as crises do sistema Capitalista são mais duras e frequentes, faz-se necessário fortalecer o mais importante instrumento de luta dos trabalhadores, o seu sindicato, para não perder o que foi conquistado e fazer avançar as suas pautas e reivindicações. Sozinho, trabalhador algum consegue assegurar direitos. São como peixes, que sozinhos no oceano, tornam-se presa fácil de tubarão; mas quando nadam unidos, em cardumes, tornam-se mais fortes e são capazes de afugentar os tubarões.

Se você, companheiro ou companheira, não é filiado ao SINDISAN, reflita bastante, diante de conjuntura tão adversa. Filie-se e fortaleça o seu sindicato na luta contra as privatizações e a retirada de direitos conquistados, defendendo o seu emprego e o futuro da sua família.

UNIDOS SEREMOS SEMPRE MAIS FORTES!