Junto com o SINDISAN, categoria conquistou importantes avanços

O objetivo desta matéria é mostrar para os novos companheiros o histórico das conquistas obtidas por nosso Sindicato; e para os companheiros mais antigos, relembrar os fatos históricos que levaram a essas conquistas.

É bom destacar que os companheiros admitidos no concurso de 2003 entraram só com o salário-base, sem direito a mais nada. Hoje, é só olhar o contracheque desse pessoal e os ACTs a partir de 2008 para ver o quanto de conquistas o Sindicato conseguiu.

O Anuênio e o PCCS foram duas cláusulas de fundamental importância na progressão das carreiras dos trabalhadores da DESO, como também os adicionais de Insalubridade e Periculosidade. Estas cláusulas foram conquistadas através das greves de 1987 a 1990, com a participação e unidade da categoria e, mais tarde, através das negociações do Sindicato. Com paciência e sabedoria, conseguimos estender para os companheiros dos últimos dois concursos.

ACT 2008/2009 – O nosso Cartão-Alimentação tinha o valor de R$ 100,00. A cada acordo, conseguimos ampliar essa conquista. Hoje, graças a luta do sindicato com os seus filiados, ele é de R$ 830,00, o 3º mais alto entre as empresas de saneamento do Brasil. Conseguimos o Auxílio-Educação para todos os empregados com filhos de 0 a 10 anos de idade. Hoje, esse auxílio já foi ampliado para até 17 anos.

ACT 2009/2010 – Neste Acordo Coletivo, o Cartão-Alimentação passou para R$ 300,00. Conquistamos o Adicional de Campo e reajuste salarial de 4,18% (INPC).

ACT 2010/2011 – Conseguimos um reajuste salarial de 5,93% (INPC) e aumento real de 1%. O Cartão-Alimentação passou para R$ 350,00. Conquistamos o Prêmio Permanência, que foi uma indenização para os companheiros admitidos a partir de 2003, por não terem direito ao anuênio.

ACT 2011/2012 – Conquista histórica do Anuênio para os companheiros admitidos a partir de 2003 que passara a ter direito a 2% a cada ano no seu salário-base.

ACT 2012/2013 – O reajuste salarial foi de 6%. O Cartão-Alimentação passou para R$ 500,00. Conquistamos 10%, 15% e 20% no salário-base mais incorporação e 40% do saldo do FGTS para fins rescisórios, além de aviso-prévio de um mês e Incentivo no valor de R$ 50 mil. Conquistamos, ainda, Progressão de Gestão de Pessoal e indenização para empregados admitidos a partir de 30/6/1988 através de Resolução de Diretoria (RDE), e progressão horizontal com avanço de dois níveis salariais.

ACT 2013/2014 – Reajuste salarial foi de 5,58%. Conquistamos a cláusula do PCCS, que previa que até a implantação do Plano, a DESO faria a Progressão Salarial por Tempo de Serviço no Cargo, concedendo, a partir de janeiro de 2014, para todos os trabalhadores admitidos após 30/6/1998, um nível a cada dois anos trabalhados. O Cartão Alimentação passou para R$ 650,00 e conseguimos o Plano de Saúde da ASSEC.

É bom lembrar que o PCCS/90 foi uma conquista histórica do Sindicato, passou dois Acordos Coletivos para ser implantado, com greve dos trabalhadores, inclusive a última com mais de 50 dias. Já o PCCS/2003 foi uma conquista da atual direção do SINDISAN e dos trabalhadores que, com paciência e inteligência, conseguiram importantes conquistas para os admitidos a partir de 2003.

ACT 2014/2015 – O reajuste salarial foi de 6,35% (INPC) e o Auxilio-Educação avançou para os filhos dos trabalhadores com idade entre  0  e 14 anos.

Como se pode observar nesse apanhado histórico, houve conquistas importantes nos últimos acordos coletivos graças às nossas lutas e à nossa organização.  E contra fatos não há argumentos. O SINDISAN, por esses avanços, é reconhecido em todo o Brasil como um sindicato classista e de luta. Para os que ficam pregando que o Sindicato não conquista nada para a categoria, fica aí o registro para provar o contrário. E não ficará por aí.  Novas conquistas virão!