reuniao_deso

Negociações com a DESO avançam

reuniao_desoDepois da entrega da pauta do Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2016 da DESO, houve duas reuniões entre a direção da Companhia, do SINDISAN, a Comissão de Negociação e o economista Luís Moura, do Dieese. As reuniões estão fluindo bem, mas para evitar especulação e mal-entendidos, como ocorreu depois da última reunião, só divulgaremos alguma notícia sobre o andamento das negociações depois que a DESO nos enviar, oficialmente, a contraproposta por escrito.

Usaremos todos os meios disponíveis para que toda a categoria tome conhecimento do teor destas propostas e já cheguem na assembleia, que é o foro deliberativo mais importante do Sindicato e também o local adequado para discutirmos os interesses históricos dos trabalhadores, conhecendo o seu teor.

Convocamos todos os companheiros e companheiras a se fazerem presente nesta assembleia, não deixe que alguém decida por você. É muito importante que se faça uma avaliação da atual conjuntura, observando as categorias que tem data-base no segundo semestre, como foram as negociações dos bancários, petroleiros e eletricitários. É preciso compreender que não vivemos isolados em uma ilha.

Categoria que não tem unidade na base, por desconhecimento de luta ou uma fortíssima dose de individualismo, acaba tendo dificuldades em negociações. Precisamos negociar com inteligência, sabedoria, muito pé no chão e paciência. Foi assim que conseguimos vários avanços para toda a categoria nos últimos anos. É só olhar os Acordos Coletivos de 2009 para cá.

Infelizmente, ainda há quem persiste em afirmar que não tivemos avanços algum, de 2003 até os dias atuais, e que estão estacionados na tabela salarial. São os mesmo que tem alguns interesses inconfessáveis para o momento e querem a todo custo subestimar o SINDISAN como entidade de Classe ou são de fato desinformados, o que lamentamos profundamente.

Contamos com a maioria esmagadora da categoria! Apostamos e lutamos juntos com todos!