Frente Nacional pelo Saneamento se reorganiza e entrega Manifesto no Congresso Nacional

Nos dias 3 e 4 de abril, representantes da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental (FNSA) estiveram reunidos em Brasília, discutindo estratégias de enfrentamento à Medida Provisória (MP)  do Saneamento, que o presidente golpista Michel Temer promete editar e que irá desfigurar por completo a Lei Nacional de Saneamento Básico.

O encontro também tratou da reorganização da Frente e da criação do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (Ondas), uma das ações práticas resultantes do Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA 2018, realizado em março.

O SINDISAN esteve presente nessas atividades com o presidente Sílvio Sá, o secretário-geral Sérgio Passos e a diretora de Finanças e Administração, Iara Nascimento.

Reorganização da FNSA

No processo de reorganização da Frente deverão ser retomados os contatos com as entidades e organizações que já integraram a FNSA; as entidades que compõem o Conselho Nacional das Cidades e as entidades que participaram desse debate durante o FAMA e que se prontificaram a se incorporar a Frente e a criação do Observatório.
O grupo também constituiu uma “Coordenação Provisória”, formada por Pedro Blois – Presidente da FNU; Pedro Romildo – Secretário de Saneamento da CNU e do Sindae Bahia; Edson Aparecido da Silva – Assessor de Saneamento da FNU; Arilson Wunsch – executiva da FNU e do Sindiágua-RS; Maria José Salles – FISENGE; e Leila Nascimento Novais Luiz – Secretaria da Juventude da FNU e do Sindaema-ES).

Plenária da Frente

A tarefa dos membros dessa comissão provisória é preparar a próxima plenária da FNSA, marcada para 25 de abril em Brasília, onde deverá ser definida a nova Coordenação e a pauta de atuação.
O encontro contou com representantes de 13 estados: Sergipe, Alagoas, Bahia. Espirito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará; Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima e São Paulo.

(Com informações da FNU)