No SAAE/São Cristóvão, o trem da alegria corre solto

E m entrevista coletiva recente, o prefeito de São Cristóvão, Alex Rocha, anunciou a demissão de 185 cargos comissionados da Prefeitura Municipal. Antes, a Prefeitura já havia demitido mais ou menos 500 pessoas, segundo a imprensa.

E enquanto o prefeito demite, a direção do SAAE/São Cristóvão continua contratando. Comentam-se que desde o mês de janeiro que vem se fazendo contratações. Agora, em agosto, colocaram mais um diretor. Dizem. é um ex-candidato a vereador do Grande Rosa Elze.

Mais Ccs

Na última semana, os trabalhadores do SAAE/SC foram surpreendidos quando, numa emissora de rádio local, foi divulgado por um ouvinte denúncia que na Câmara Municipal de São Cristovão tem uma mensagem, onde se cria vários cargos em comissão para o SAAE. Criando um conselho deliberativo composto por dez membros, com uma remuneração de um salário mínimo. Criando, ainda, 32 cargos em comissão assim distribuídos: um CC1, quatro CC3, três CC6, sete CC7 e seis CC8… tem mais cargo em comissão do que trabalhadores! O SAAE/SC tem no seu quadro 24 funcionários.

Direitos, INSS e FGTS

E os trabalhadores do SAAE/SC continuam sem receber o reajuste de 6% que foi acordado. Como se sabe, os trabalhadores, em assembléia, não aceitaram a mudança da data-base para o mês de julho, quando a mesma é no mês de maio.

Os trabalhadores, até o momento, não receberam os vales-transporte. Está completando três meses. Mesmo sem os trabalhadores receberem o reajuste, há quem já recebeu o mesmo no mês de maio. Bem acima dos 6% que dos trabalhadores e dos vales-transportes! Isso em forma de gratificação.

E, segundo informações, o SAAE/SC está inadimplente com o INSS e FGTS há quase dez anos, numa dívida de quase R$ 2 milhões, e ainda estão criando cargos em comissão, para favorecer a quem? Porque, quanto ao Acordo Coletivo, o SINDISAN teve que recorrer ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) para tentar garantir os direitos dos trabalhadores.

No seu acordo, os diretores Vanderlan Correia e Marcos Lázaro estavam querendo retirar direitos de 15 anos. É bom lembrar que o senhor Marcos Lázaro é leiturista, é trabalhador da casa, mas está diretor. É bom ele se lembrar que um dia poderá voltar a ser leiturista, que é a sua função.