Notas Rápidas

SAAE DE SÃO CRISTÓVÃO

No início deste mês, o SINDISAN encaminhou ao diretor do SAAE de São Cristóvão Ofício solicitando do mesmo a marcação de uma data para uma reunião entre o sindicato e a direção da Autarquia, a fim de tratar do reajuste dos trabalhadores. Como já é do conhecimento de todos, o SAAE não vem reajustando o salário dos trabalhadores e, segundo o atual diretor-superintendente, eles não estão tendo como reajustar. No SAAE sempre teve trabalhadores contratados que recebem mais que os trabalhadores antigos, mesmo com todos adicionais de direito. Isso fora os “fantasmas”, que nunca trabalharam no SAAE. O único trabalho que tinha, era ir ao banco fazer o saque, conforme documento que temos em mãos, para que quiser ver.

CONTRA A PRIVATIZAÇÃO I

A possível privatização da DESO acabou entrando na pauta da reunião realizada no último dia 05/04, no Palácio de Veraneio, entre o governador Jackson Barreto, o Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, e os bispos de  Propriá, Dom Mário Rinno, e de Estância, Dom Giovanni Crippa. Na ocasião, os clérigos levantaram preocupação com a possibilidade da privatização e as consequências nefastas para a população, em especial, os mais pobres.

CONTRA A PRIVATIZAÇÃO II

A informação que chega ao sindicato é que a Igreja não apoia a privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe pelo reconhecimento de que a água é um bem comum e não pode virar mercadoria privada para gerar lucros para alguns em detrimento do restante da população. Bispos já têm colocado que o tema da não privatização da água e da DESO será tratado nas homilias (sermões) pelos padres nas paróqueas igrejas.

MAIS APOIOS

O SINDISAN continua dialogando com parlamentares e pedindo apoio da classe política contra o plano do Governo Jackson Barreto de privatizar a DESO. Nas últimas semanas, dirigentes do sindicato estiveram conversando com os vereadores Evando Franca (PSD) e Kitty Lima (Rede). Ambos se colocaram contra a privatização. Evando, inclusive, é funcionário da DESO. São mais dois votos contrários à privatização dentro da Câmara de Aracaju. Como todos sabem, sem a Capital, dificilmente alguma empresa vai querer comprara DESO.