noticias rapidas

Notícias Rápidas

noticias rapidasSAAE DE ESTÂNCIA

A direção do SINDISAN convoca os trabalhadores e trabalhadoras do SAAE de Estância para uma reunião, no dia 30/5, às 15 horas, na ETA Centro, para avaliar a contraproposta da empresa. Não há muitas perspectivas de avanços. As desculpas continuam. Por ser ano eleitoral, o SAAE alega que não podem repassar benefícios, a exemplo do auxílio-educação, que estava previsto, além do aumento no auxílio-alimentação. A desculpa é que se aumentar para o SAAE, vai haver reclamação dos trabalhadores da Prefeitura. Esses e demais benefícios, segundo a direção da Autarquia, estão impedidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo eles, o impacto financeiro demonstra que já está no limite. Além do que, até agora, não se fala nada de fardamentos, CIPA, EPI’s, EPC’s, ferramentas etc.

SAAE DE CAPELA

A direção do SINDISAN teve uma reunião com os trabalhadores do SAAE de Capela, no dia 9/5, para construção da pauta de reivindicações da categoria. A pauta já foi entregue à direção do SAAE e estamos aguardando o agendamento da primeira reunião de negociação do Acordo Coletivo 2016/2017.

FRENTE PARLAMENTAR

Deu na coluna de Rita Oliveira, no Jornal do Dia: deputados e senadores lançaram, dia 18/5, uma frente parlamentar mista para evitar a aprovação de propostas que limitem, reduzam ou acabem com direitos legalmente assegurados aos trabalhadores brasileiros. Entre essas propostas estão projetos de lei que autorizam a terceirização nas atividades-fim das empresas e o que permite a prevalência do negociado sobre o legislado, assim como Proposta de Emenda à Constituição que autoriza qualquer forma de trabalho já a partir dos 14 anos de idade. Segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), pelo menos 55 projetos em análise no Congresso representam perdas aos trabalhadores.