Cohidro-em-Sao-Cristovao

Novo prefeito tem que negociar com os trabalhadores

Cohidro-em-Sao-CristovaoMatéria da assessoria de comunicação da Prefeitura de São Cristóvão dá conta de que a primeira ação da nova gestão está sendo a manutenção e a troca dos equipamentos da Estação de Tratamento do Rio Comprido.

Segundo a matéria, o prefeito Marcos Santana, em parceria com a equipe técnica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), informa que as devidas providências e avaliações já estão sendo feitas.

Como é sabido há muito, inclusive noticiado aqui no Água Quente, a população da Cidade Baixa e adjacências está sem fornecimento de água por conta da bomba quebrada. “Cientes disso, estamos providenciando medidas de reparo e ajustes para que a população usufrua de um sistema de água decente”, disse o prefeito, no primeiro dia útil da sua gestão.

Outra ação emergencial da nova gestão está sendo tomada junto à Cohidro, para que o problema da falta de água na Cidade Alta, que é abastecida pelo sistema do Cristo Redentor, também seja resolvido. O novo prefeito disse que espera que a equipe da Cohidro dê solução aos problemas enfrentados pelo povo do município de São Cristóvão.

E os trabalhadores?

Pelo jeito, a administração de Marcos Santana – que até já foi diretor da DESO – começa com boas intenções e ações. Mas é preciso que, para que comece mesmo com o pé direito, o novo prefeito não meça esforços para pagar o que o SAAE deve aos trabalhadores, que passaram o Natal e o Ano Novo na penúria, pois estão sem receber os salários de novembro, dezembro e o 13º salário, mesmo com as duas liminares impetradas pela assessoria jurídica do SINDISAN, solicitando, junto ao Tribunal de Contas do Estado, que as contas do SAAE fossem bloqueadas para pagamento dessas pendências com os trabalhadores da Autarquia.

Além disso, o prefeito precisa investir no SAAE para oferecer melhores condições de trabalho e que a direção abra as negociações com o SINDISAN para negociar os cinco anos em que a categoria está sem reajuste. Não tiveram sequer a reposição inflacionária, que é de lei.