Em assembleia, orçamento do sindicato e contribuição assistencial são aprovados

No último dia 10, na sede do SINDISAN, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária, com chamado para todos os trabalhadores e trabalhadoras da DESO, COHIDRO e SAAEs de Estância, Capela e São Cristóvão, para discussão e deliberação sobre dois pontos de pauta: a Previsão Orçamentária para o exercício fiscal de 2023 e a Contribuição Assistencial.

Após a abertura dos trabalhos, foi apresentada a proposta de Previsão Orçamentária do sindicato, sendo aberta as falas para os presentes a fim de discutir o ponto, e depois de sanadas as dúvidas levantadas, a maioria dos presentes aprovou a proposta.

Passado para o segundo ponto da pauta, foi relatado o momento difícil vivido pelas companhias públicas de saneamento, que estão na mira da privatização, como já aconteceu no Rio de Janeiro e em Alagoas e está em andamento em outros estados do país.

Foi apontada, ainda, a necessária união dos trabalhadores, em nível estadual e nacional, e a necessidade de fortalecimento dos sindicatos para enfrentar esse duro cenário. Por isso, para defender a DESO contra a privatização, foi colocada a necessidade da Contribuição Assistencial de 3% sobre o salário-base, de forma voluntária, divididos em três parcelas de 1% (para exemplificar, no caso de um trabalhador que ganhe R$ 2.000,00, a contribuição será de apenas R$ 20,00 por mês). Em alguns sindicatos de saneamento do país, essa contribuição tem sido de um dia de trabalho para fortalecer a luta.

Após os debates, a Contribuição Assistencial foi aprovada por unanimidade dos presentes à assembleia, e ficou estabelecido que a cobrança se dará diretamente nos contracheques, em três parcelas, a partir do mês de maio de 2023.