dedo negativo

Perímetro Califórnia: estão cobrando taxa de limpeza de forma totalmente descabida

dedo negativo“Atenção, senhores servidores, a gerente do Perímetro Califórnia pede a contribuição de R$ 50,00 mensal, a partir desta data, de cada servidor que usa a cozinha e as dependências do escritório, para ajudar no pagamento de Aparecida, caso não conseguirmos juntar o valor, teremos que dispensar os serviços da mesma. Atenciosamente, a gerência.”

O texto acima, publicado aqui na íntegra, foi remetido, via aplicativo Whattssap, para todos os funcionários que trabalham no Perímetro Califórnia, em Canindé do São Francisco. Trata-se de uma solicitação completamente descabida, mesmo sabendo que se trata de um mero pedido de contribuição, portanto, não é obrigatório.

Primeiro, porque não cabe aos funcionários do Perímetro fazer este tipo de ação para manter o seu ambiente de trabalho limpo, já que a lei é bem clara quanto a isso: a obrigação de zelar, quanto às instalações, manutenção e conservação, incluindo aí o serviço de faxina diária, cabe unicamente ao empregador, e o custeio dessa obrigação também é do empregador. É dele a obrigação de manter as dependências do ambiente de trabalho em condições perfeitas de salubridade, onde os trabalhadores possam desempenhar, sem risco algum à sua saúde, as suas atividades laborais.

No caso em questão, trata-se tão somente da velha falta de gestão, onde quem deveria chamar para si a responsabilidade, simplesmente está jogando a obrigação para o lado dos trabalhadores, apelando, inclusive, para o lado sentimental das pessoas, pois sabe-se que a situação põe na roda um trabalhador que presta serviços sem vínculo empregatício alguma, o que, ainda por cima, é ilegal e deve ser revisto.

Que soluções administrativas que contemplem todos os envolvidos sejam apresentadas o quanto antes!

Share this post