População de São Cristóvão está consumindo água sem tratamento

 Um verdadeiro crime está sendo cometido há quase um mês pela Diretoria do SAAE de São Cristóvão. Diversas denúncias pipocam todos dias no SINDISAN sobre a eterna crise  em que se encontra a administração da cidade de São Cristovão, que por falta de recursos – ou talvez por falta de compromisso com a sociedade local –, agora impõe a população da parte histórica da cidade fazer uso do insubstituível líquido, que é a água, de forma praticamente in natura, ou seja, sem passar por qualquer tipo de tratamento químico, como determina o Ministério da Saúde.

Lamentamos muito e denunciaremos em todas as esferas necessárias este crime, pois atos irresponsáveis como esse não podem e nem devem ficar impunes. A saúde da população não pode ser posta em risco por administradores inconsequentes e despreparados para assumirem postos de tamanha importância para a sociedade, como é o caso do serviço de fornecimento de água.

O sucateamento do sistema de tratamento e distribuição de água de São Cristóvão é algo tão crítico e tão fácil de ser observado, que qualquer leigo no assunto pode perceber ao passar perto de qualquer das estações de tratamento. Mas daí a deixar faltarem produtos químicos por mais de uma quinzena seguida, beira as raias de um absurdo inimaginável.

Exigimos providências urgentes, e que atos desta natureza jamais voltem a acontecer. A população merece todo o respeito. Senhores gestores, parem de brincar de administradores do bem público!

E TEM MAIS

No dia 17/10, populares procuraram alguns trabalhadores do SAAE de São Cristóvão e informaram que tinha um vazamento em uma das ruas. Os trabalhadores então foram buscar o carro que se encontrava na casa do diretor-operacional. Lá chegando, os mesmos informaram o ocorrido e solicitaram ao diretor-operacional o carro que dormia em sua casa para que pudessem consertar o cano geral e que a cidade estava sem água.

O diretor olhou para os trabalhadores e disse que não ia dar o carro, porque o mesmo tinha sido locado para a disposição dele. Enquanto isso, a população sofria com a falta de água. Horas depois, um secretário ligou para ele foi com outro carro encontrar os trabalhadores. Quem fez isso foi o diretor-operacional.

Como perguntar não ofende, quem liberou esse carro para esse rapaz? Enquanto isso, os trabalhadores de campo têm de trabalhar a pé ou numa moto carregando duas pessoas, pás e picaretas, arriscando assim suas vidas. Segundo informações, o carro é sempre visto nas ruas fora do horários de expediente. É bom lembrar que deve ser colocado nas portas do carro um adesivo com o nome da autarquia e identificando “para uso exclusivo em serviço”. Comentam ainda que o mesmo não tem habilitação para dirigir veículos e que o mesmo já foi exonerado.

Ha informações, é que o ex-diretor-geral do SAAE, exonerado recentemente, ao sair levou documentações do SAAE para tirar cópia, e dizem que a documentação ainda não foi devolvida. Outra informação é de que o SAAE locou três carros, mas só se encontra um na autarquia, e é o que se encontra com o direto-operacional. Pode?

Enquanto carros são locados, os trabalhadores continuam sem reajuste salarial, desde 2011. O dinheiro do SAAE dá para tudo, menos para reajustar os trabalhadores. Segundo o ex-diretor-presidente, ele demitiu 22 trabalhadores.

 

Share this post