PPPs: um grande perigo à vista

Um novo (velho) perigo ronda o setor de saneamento no Brasil: as Parcerias Público-Privadas, mais conhecidas como PPPs. É para ficarmos de olhos bem abertos. A Odebrecht Ambiental já está atuando em 160 municípios do Brasil. E é esta mesma empresa que está envolvida – até o pescoço – no escândalo da Petrobras.

As PPPs são um “negócio da China” para as empreiteiras. Aliás, um “negócio do Brasil”, pois aqui o risco é ZERO para os empresários. Caso a parceria não dê o lucro estimado, o contrato é anulado sem custos para as empresas. O rombo fica com o governo, ou melhor, com os contribuintes brasileiros.

Comenta-se que a iniciativa privada também entrará no setor de saneamento de Sergipe. Alguns prefeitos daqui já demonstram interesse na PPPs, já que a concessão dos serviços de saneamento é dos municípios.

Um grande perigo à vista!