juntos mais fortes

Trabalhador precisa se unir e se informar

juntos mais fortesÉ lamentável saber que poucos trabalhadores realmente têm interesse nas questões políticas, seja a nível local, estadual ou nacional. Muitos tolamente se orgulham em dizer que tem verdadeira aversão a esse tema, ao mesmo tempo em que sentem verdadeiro prazer em produzir ou reproduzir frases de efeito no aplicativo Whatsapp, condenando aqueles que tentam esclarecer a necessidade de todo trabalhador desenvolverem um senso crítico, minimamente politizado, sobre o mundo em que vive, e que é importante saber como e por que as coisas são como são.

O trabalhador consciente certamente compreenderia melhor o que vem acontecendo com o país e por que todas as medidas nocivas que vêm sendo empurradas goela abaixo da classe trabalhadora, com o apoio de uma parcela promíscua do Congresso Nacional, tem uma razão de fundo, que é favorecer o grande capital e os capitalistas vorazes, que não dão a mínima para a situação dos trabalhadores e de suas famílias, mas apenas miram nos seus lucros.

Um trabalhador consciente e politizado, seja da DESO, da Cohidro ou dos SAAEs, não cai em lorotas de Whatsapp e, certamente, perceberá que esses males todos que vêm recaindo sobre a classe trabalhadora podem a qualquer momento atingi-lo, e por isso lutam com a sua categoria para que isso não aconteça.

Infelizmente, há os que preferem se gabar de não gostar de política e repudiam a luta sindical coletiva, pois acreditam que por serem superiores de alguma forma – seja porque são jovens, ou porque detém um diploma de nível superior ou simplesmente porque se acham pertencentes a uma casta intocável –, não precisam se preocupar.

Aos que assim pensam, é bom ter em mente que o capitalismo e a burguesia que a controla não estão nem aí pra trabalhador. Com a mínima crise do capital, a ordem é uma só: cortar cabeças, seja de quem for, desde que os lucros se mantenham! Portanto, a menos que você tenha nascido em berço de ouro, é bom refletir melhor a política e os interesses da sua classe, a trabalhadora!

E sendo a DESO uma empresa pública, portanto, subordinado a uma política de Estado, isso deve levar os seus trabalhadores a um nível maior de conscientização política.