Privatizar Eletrobrás é um “desastre”, afirma especialista

ildo sauerO especialista em energia e professor do Instituto de Engenharia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEA-USP), Ildo Sauer rechaçou com veemência o plano do governo de Michel Temer de privatizar a Eletrobrás.

“É um desastre continuado. Já vem de décadas essa postura em relação aos recursos naturais e seu aproveitamento em favor da transformação da sociedade brasileira”.

Para Sauer, o sistema elétrico está completamente deteriorado e as medidas que o governo Temer está tomando tem como objetivo proteger os interesses de investidores do sistema financeiro que querem, num momento de fragilidade da mobilização popular, abocanhar ativos para depois revalorizar a empresa e aumentar tarifas.

Baixar Tarifa?

Sauer menciona que “é um acinte à inteligência de qualquer ser racional a afirmação do ministro (de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho) de que isso vai baixar tarifa. A energia está contratada a preços aviltados para tapar a lacuna dos grandes erros dos outros contratos. Então ninguém vai comprar para operar daquele jeito, vão comprar para depois realizar uma nova manobra para reavaliar o valor e dizer que “não, essa energia está muito abaixo do mercado, precisamos dar um jeito”. Isso é histórico no Brasil no setor de energia.

Fugindo do problema

Alguns especialistas enfatizam que, em vez de enfrentar o problema, restaurando as empresas estatais para oferecer agilidade e eficiência aos interesses públicos, o governo prefere passá-lo à frente e, de quebra, ganhar dinheiro com a situação, com o argumento de que as privatizações vão abater a dívida pública – o que se trata de uma imensa ‘bolha’.

“Faltam argumentos racionais para fazer o que eles estão fazendo. É uma agressão ao sistema democrático e ao interesse público”.

(Da Revista Tipo)

 

Share this post