Salgado: Captação é caso de calamidade pública

eta_salgad01Quem passa por Salgado e vê as condições da captação e da Estação de Tratamento de Água locais não tem dúvida: aquilo é caso de calamidade pública! Basta conferir as fotos ao lado, que a direção do sindicato tirou do local.

As condições da captação e da ETA são as piores possíveis. O local não oferece a mínima segurança, se transformando num espaço pra motel e sanitário a céu aberto, onde todo tipo de dejetos humanos é jogado. Além disso, o lixo toma conta da área.

O espaço, pela falta de ter quem tome conta, também tem servido de ponto para usuários de droga. E olha que estamos falando de uma captação dentro de uma estância hidromineral conhecida e que atrai turistas para aquela região!

eta_salgado2As piscinas de captação e o minador de água mineral acumulam sujeira e, em certas partes, a crosta é tão grande que já está assoreando o ponto de captação. E parte da rede elétrica está exposta, o que pode causar um grave acidente em quem por ventura tocar em um dos fios de energia das bombas.

Além de a área estar totalmente desprotegida e ser completamente aberta, não vimos ninguém da DESO no local. A informação é de que há apenas um funcionário para fazer todo o serviço, passando de quando em quando, e que este não dá conta. Precisariam de pelo menos mais dois funcionários para isso, além de vigias pra assegurar o patrimônio e evitar atos de vandalismo.

É preciso providências imediatas, sob pena de algo pior vir a acontecer. E lembrando, a captação e a ETA ficam próximas ao Balneário de Salgado.