SINDISAN tem importante participação no 12º CECUT

serrgio_passosDurante o 12º Congresso Estadual da CUT de Sergipe (12º CECUT), que aconteceu de 25 a 27 de maio, na Sociedade Semear, a participação dos delegados do SINDISAN foi importante, e em certos momentos, fundamental. Sérgio Passos, Joe Igor, Jorge Tupi e Antônio Góis fizeram, ao longo do congresso, intervenções importantes na defesa dos trabalhadores.

O 12º CECUT debateu a conjuntura atual (local, nacional e internacional) e construiu as estratégias da Central para os próximos três anos, além de ter feito balanço da gestão do último triênio e eleito os dirigentes que irão compor a nova direção (2012-2015) da CUT/SE.

Os companheiros delegados do SINDISAN também apoiaram, no sábado 26 e no domingo 27, o movimento de resistência dos professores do Estado, que na luta pelo respeito ao cumprimento da lei do piso nacional do magistério, ocuparam por seis dias o prédio da Secretaria de Planejamento e Gestão. E na segunda 28, também estiveram presentes para apoiar os professores no processo de desocupação do prédio por ordem judicial.

“É um movimento legítimo de resistência dos trabalhadores contra as arbitrariedades do governo, que não quer cumprir com um direito conquistado com muita luta pelos professores de todo o Brasil, que foi o piso nacional como valorização da carreira. Repudiamos que um governo do Partido dos Trabalhadores faça isso com os próprios trabalhadores”, diz Sérgio Passos, presidente do SINDISAN.

12ocecutPROPOSTAS DE LUTA

Entre as propostas apresentadas por delegados do sindicato no Congresso Estadual da CUT e aprovadas por unanimidade estão:

– Cobrar do Governo do Estado concurso público para preenchimento de vagas nas áreas que estão terceirizadas na Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) e COHIDRO, para manter a empresa estatal e melhorar o abastecimento de água, bem como a universalização do saneamento a toda a sociedade com qualidade; e que o mesmo se estenda as demais estatais.

– Que a CUT intensifique o combate às PPPs.

– Reativar o Coletivo Estadual de Formação da CUT-SE, com a participação de todos os diretores de formação das entidades filiadas.

– Que a CUT Nacional envide todo o esforço necessário para buscar, junto ao Ministério das Comunicações, a abertura de diálogo para busca de concessões de rádio e/ou TV para as CUTs Estaduais, para fazerem a luta dos trabalhadores nos estados. Esta proposta foi em conjunto com o SINDIJOR.

Além da participação ativa, na eleição da nova direção da CUT, dois companheiros do SINDISAN foram eleitos para o triênio 2012-2015: Joe Igor, para a Secretaria de Juventude, e Iara Costa, na direção ampliada.