Sindicato tem feito luta permanente contra a privatização da DESO

O pior cego é aquele que não quer ver,  já ensina o dito popular. E quando a gente se depara com grupinhos que aparecem só nos momentos que lhe interessam e se apresentam como salvadores da pátria, é bom pôr as barbas de molho – recorrendo aqui a outro dito popular – e desconfiar dessa turma.

E já que este pessoal não enxerga e vive a espalhar que o SINDISAN não está fazendo nada contra a possível privatização da DESO – talvez porque não leem o boletim Água Quente, não visitam o site do sindicato e nem aparecem nos atos de rua convocados e realizados por esta direção, vamos elencar várias ações em defesa da nossa Companhia de Saneamento e dos seus trabalhadores.

E para não sermos repetitivos, nem colocaremos o que já publicamos anteriormente no nosso site sobre a maratona de visitas às câmaras de vereadores do interior do estado (leia matéria aqui). Mas é importante destacar:

1. Ainda no ano passado, quando o  governador Jackson Barreto (PMDB) tentava iludir a população e os marinheiros de primeira viagem dizendo que não iria jamais privatizar a DESO, o SINDISAN, com a informação de que Jackson mentia, saiu com uma campanha nos meios de comunicação alertando para a intenção do Governo do Estado de usar a DESO para negociar dívidas com o Governo Federal;

2. Realizamos reuniões e assembleias no pátio da DESO e na Regional de Lagarto para alertar os trabalhadores sobre o que estava a caminho;

3. Participamos de vários programas de TV e de Rádio, da Capital e do interior, discutindo a situação e alertando a população sobre os riscos de uma possível privatização da água e do saneamento;

4. Em parceria com os mandatos da deputada estadual  Ana Lúcia (PT) e do vereador  de Aracaju Iran Barbosa (PT), realizamos a maior Audiência Pública da história da ALESE, no dia 16/2, com palestra de Pedro Blois (FNU) e do Professor-Doutor em Saneamento Roberto Moraes;

5. Temos procurado vários parlamentares, de todos os partidos, sejam federais, estaduais e municipais, buscando o apoio na defesa da DESO como empresa pública e patrimônio do povo sergipano;

6. No dia 21/3, participamos de uma Tribuna Livre, na Câmara Municipal de Aracaju, articulada pelo vereador Iran Barbosa (PT),  para debater a questão;

7. No dia 22/3, Dia Mundial da Água, realizamos ato em frente da sede da DESO e uma grande caminhada em defesa da Companhia. Também entregamos na ALESE um Manifesto, assinado por 30 entidades, contra a privatização.

Essas foram apenas algumas das muitas ações desta direção. Vamos continuar firmes e na luta na defesa da DESO e dos seus trabalhadores. Mas se tem uma turma que quer continuar a se fingir de cega, fazer o quê?