deso roubo fios

Furto de cabos de energia paralisa captação de água em duas unidades

deso roubo fiosPor falta de vigilância e também de policiamento mais ostensivo, meliantes têm entrado em algumas unidades de captação de água da DESO e furtado cabos da rede elétrica, ocasionando a paralisação operacional das mesmas. Em menos de 15 dias, foram dois casos registrados.

O primeiro caso aconteceu no dia 15/4, no sistema de captação Dionísio Machado, em Lagarto, onde os meliantes entraram e furtaram vários cabos de energia. A ação criminosa afetou em 50% o Sistema de Abastecimento de Água Integrado Piauitinga, responsável pelo abastecimento de cerca de 170 mil pessoas nas cidades de Lagarto, Simão Dias e Riachão do Dantas e seus respectivos povoados.

Está em andamento a ampliação da Adutora do Piauitinga, mas até a sua conclusão, a DESO enfrenta dificuldades para abastecer toda a população com o sistema antigo, criado para atender um quantitativo muito menor de pessoas do que a atual população da região. A situação só piora quando ocorrem ações criminosas como essa.

Já no final da tarde para a noite do dia 27/4, um outro grupo de meliantes furtou vários cabos de energia na Captação do Jacarecica, ocasionando a paralisação do sistema, afetando Areia Branca, Itabaiana e o povoado Rio das Pedras. Ao avistarem a aproximação da polícia que rondava o local, os meliantes, que carregavam os cabeamentos furtados em um carrinho de mão, largaram tudo e fugiram.

Infelizmente, com a falta de vigilância nas captações, certamente outros furtos ocorrerão. É só uma questão de tempo. A menos que a DESO implemente uma ação de vigilância permanente nessas áreas.

Share this post