Efeitos do capitalismo é mais preocupante que a automação industrial

Vejam o que disse o maior físico vivo da atualidade,o inglês Stephen Hawkins, por ocasião de uma entrevista ao vivo para o Site Coletivo Reddit. Quando lhe perguntaram se a humanidade não deveria ficar preocupada com o desemprego em massa diante o processo desenfreado da automação industrial e o uso de robôs visto nos dias de hoje. Sem pestanejar um segundo, ele respondeu:

“A humanidade deve mesmo se preocupar é com os efeitos do CAPITALISMO, pois se as máquinas produzirem tudo de que precisamos, o resultado vai depender de como as coisas são distribuídas. Todos podem desfrutar de uma vida de luxo e lazer se a riqueza produzida pelas máquinas for compartilhada. Ou a maioria das pessoas pode acabar miseravelmente pobre se os donos das máquinas se posicionarem com sucesso contra a redistribuição da riqueza. Até agora, a tendência parece apontar para a segunda opção, com a tecnologia conduzindo para uma desigualdade cada vez maior”.

O editor de negócios do Huffington Post, Alexander C. Kaufman, autor do post original, complementa:

“Essencialmente, os proprietários das máquinas vão se tornar a burguesia de uma nova era, em que as corporações que eles possuem não irão fornecer empregos para trabalhadores humanos. Desse modo, o abismo entre os super-ricos e o restante está crescendo. Para iniciantes, o capital – como ações ou propriedades – acumula valor em um ritmo muito mais rápido do que a economia real cresce, de acordo com o economista francês Thomas Piketty. A riqueza dos ricos se multiplica mais rápido do que os salários aumentam e a classe trabalhadora nunca poderá acompanhar”.

Mas se Hawking está certo, o problema não será recuperar o atraso. Vai ser uma luta até mesmo avançar um centímetro além da linha de partida.

(Fonte: Huffington Post)