Acidente programado: no Sertão a Itapé manda

duas_mortesNão é de hoje que o sindicato vem denunciando a ingerência da contratada Itapé junto à Deso. Por diversas vezes foram denunciados atrasos no pagamento dos motoristas – inclusive alguns não têm nem carteira assinada –, carros velhos e em más condições, com pneus velhos e carecas, falta de combustível e alguns carros contratados como tendo cabine dupla, no sertão eles são cabine simples. Fatores esses que põem em risco a segurança dos funcionários e trazem prejuízos financeiros e à imagem da empresa.

Devido a todos esses motivos, na manhã do último sábado (21), ocorreu um trágico acidente. Um desses veículos se dirigia para Aracaju para levar documentos, foi quando devido às más condições dos freios e dos pneus, sofreu uma capotagem, deixando duas pessoas mortas.

A repercussão não foi tão grande em decorrência dos dois mortos não serem funcionários da Deso. Mas esse mesmo carro vinha trabalhando há meses com os funcionários responsáveis pela manutenção das adutoras do Sertão, expondo risco à segurança dos nossos colegas.

O mais estranho é que acompanhamos durante alguns anos as reclamações quase que diárias do pessoal da manutenção. Inclusive já houve paralisações e o gerente não fez nada.

Entendemos o por que: quando vai ao Sertão, ele vai com uma Picape S10 novinha, com ar-condicionado e tudo mais; quanto aos peões, bom, esses que se lixem! É assim que os trabalhadores são tratados no Sertão.

NOTA DA DIREÇÃO:

Lamentamos profundamente a morte das duas vítimas nesse lastimável acidente, e não aconteceu o pior com os trabalhadores da Deso porque eles, durante a semana de trabalho, se recusavam a entrar no mesmo veículo justamente porque o carro não tinha condições. Eles anteviram a possibilidade da ocorrência de um acidente, o que acabou acontecendo mesmo.

Até quando a Deso vai se omitir diante desses problemas. É só terceirizar e lavar as mãos? O sindicato entende que a companhia é corresponsável em todo e qualquer acidente que venha a ocorrer com seus funcionários, mesmo que por culpa das terceirizadas.

É por essas e outras que defendemos o fim das terceirizações na empresa.