Malhador: represamentos irregulares já comprometem abastecimento

Um companheiro denunciou um problema que está acontecendo no rio que fornece água para a ETA de Malhador. Todos os anos, agricultores e fazendeiros que têm barragens no trecho do Rio Cajueiro dos Veados começam a irrigar suas plantações e tanto a cidade como os povoados acabam sofrendo com a falta de água.

Há denúncia, inclusive, que foi construída uma nova barragem, por um fazendeiro, o que compromete ainda mais todo o sistema.

Com o baixo fluxo de água, a bomba da captação acaba parando. Há duas semanas, com nova baixa de água no rio, a bomba não só parou como quase queimou por rodar sem água.

As paradas da bomba da captação têm ocorrido diversas vezes por dia. Em anos anteriores, o Ibama e a DESO ameaçaram os agricultores que continuassem irrigando de forma intensa e, às vezes, até irregular.

Isso evitava maiores problemas na hora da captação. Mas este ano, infelizmente, parece que ninguém está se importando.

Sem falar que a própria estação e o escritório anexo estão caindo aos pedaços, praticamente em ruínas, pois a DESO nunca se preocupou em reformar aquela unidade.