Trabalhadores da DESO fazem ato na porta da Companhia por turno corrido

Mobilização aconteceu puxada pelo SINDISAN, que entregou a contraproposta da categoria para negociação do Acordo Coletivo

102 0961 2Os trabalhadores e trabalhadoras da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) pararam as suas atividades, na manhã desta terça-feira, 1º/12, e realizaram um ato em frente à sede da Companhia, na Rua Campo do Brito, em Aracaju. A manifestação foi para cobrar da direção da DESO avanços nas negociações pela implantação do turno corrido de 6 horas para todos, a grande bandeira da categoria para o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que está na mesa de negociação.

Na ocasião, a direção do SINDISAN – Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgotos e Recursos Hídricos do Estado de Sergipe – protocolou uma contraproposta dos trabalhadores à Companhia, construída em assembleia realizada no dia 28/11, relativa ao ACT 2015/2016. A ideia da direção era dialogar com o presidente da DESO, Carlos Melo, mas a informação passada foi de que ele estava em reunião com o governador Jackson Barreto.

404f6715ac4e274fNa avaliação do presidente do SINDISAN, Sérgio Passos, a mobilização na porta da DESO foi bastante positiva. Os trabalhadores aderiram à manifestação de forma voluntária, por entender que o momento é de unidade, e houve uma adesão maciça dos funcionários mais antigos da Companhia, o que foi importante.

“A mobilização alcançou os objetivos traçados pela categoria em assembleia. Vamos aguardar a empresa se manifestar e apresentar uma nova proposta para negociação, já que a anterior não contemplou os interesses dos trabalhadores, a exceção de algumas poucas cláusulas em que houve avanços”, explicou Passos.

“No ponto turno corrido, a empresa não se manifestou, mas também não fechou as portas para negociação. Hoje, existem cerca de 1500 trabalhadores prestando seus serviços na DESO, dos quais cerca de 700 possuem jornada de trabalho de 6 horas. Já os novos funcionários, dos dois últimos concursos, trabalham 8 horas, em dois turnos. A categoria luta pela implantação do turno corrido para todos, porque é a única diferença que existe hoje entre os antigos e os novos funcionários, além do que, temos a avaliação de que será positivo também para empresa”, ressalta o presidente do SINDISAN.