Conscientização do trabalhador só fortalece a luta por direitos

Os sindicatos existem para defender os direitos dos trabalhadores. Nossos direitos são frutos de muitos anos de luta e, para garanti-los, temos que manter o nosso Sindicato forte e atuante. Hoje temos nossos empregos, salários, plano de saúde e tantos outros direitos garantidos em nossos Acordos Coletivos de Trabalho, também fruto de muitas lutas e muitas negociações coletivas.
Atualmente, em nível de Brasil, alguns milhões de trabalhadores estão sem os seus respectivos empregos, mas amanhã, quem garante que estarão com esses empregos? E sendo demitidos, acabarão vivendo na informalidade, sem salário, sem renda, sem direitos, sem futuro, sem dignidade, sem esperança.

É pensando nisso que temos a necessidade de nos manter organizados em sindicatos. A história mostra que o movimento sindical foi decisivo para a conquista da Democracia, dos direitos sociais e trabalhistas, da liberdade de expressão, do direito de ir e vir dos cidadãos, entre tantos outros, ao longo dos dois últimos séculos.

O trabalhador sindicalizado tem direito garantido à assistência jurídica, seja individual ou coletiva, com advogados nas áreas Trabalhista, Previdenciária e Cível. E como todos sabem, as negociações salariais são longas, difíceis e cansativa. Mas com unidade da categoria em torno do seu Sindicato, é possível alcançar avanços, ainda mais em tempos de crise, que exige paciência nas negociações e estratégia.

Nos acordos, o Sindicato negocia duramente para que se obtenha o máximo de avanços para toda a categoria, seja nas cláusulas econômicas, condições de trabalhos, e o repúdio, com veemência, a qualquer forma de assédio contra o trabalhador.

Por outro lado, todo trabalhador deve estar consciente dos seus direitos e deveres, pois estes são irmãos siameses, ou seja, são indissociáveis. O trabalhador tem direito de se sindicalizar, exercer sua cidadania sindical, opinar, discordar, propor, eleger e ser eleito desde que participe ativamente da vida do seu Sindicato, desde que esteja em dia com as suas obrigações.

São os trabalhadores que sustentam o Sindicato, que, por sua vez, luta pelos trabalhadores antes, durante e após as campanhas salariais. Dessa forma, a contribuição sindical mensal e o Imposto Sindical Anual (um dia de trabalho) se tornam extremamente necessários, pois eles visam garantir recursos para que o Sindicato mantenha a sua autonomia e banque as despesas das campanhas salariais, assessoria jurídica, comunicação, mobilizações, viagens de negociação, visitas às bases etc., além de todas as despesas diárias comum a qualquer entidade de classe.

O SINDISAN costuma lembrar que no mundo do trabalho e na luta de classes nada cai do céu ou vem de mão beijada. Todos os direitos dos trabalhadores, sem exceção, foram conquistados nas lutas e com muita mobilização e unidade.

O Sindicato é o instrumento coletivo de combate da classe e só a luta coletiva pode nos dar alguma chance de vitória contra a sanha insaciável do Capital. Se lutando já é muito difícil, sem luta e sem sindicato é muito mais, porque andorinha só não faz Verão. Como evoca o Manifesto Comunista: “Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!”