2095677

Para governar é preciso dividir

Segundo Maquiável, em seu livro, O Príncipe, para governar é preciso dividir.

Um dos artifícios utilizados pelas empresa para manter sua opressão e desmobilizar a luta dos trabalhadores é dividir a categoria, e isso a DESO tem feito muito bem. Hoje a DESO é dividida em antigos e novos, além dos vários cargos que diferenciam os trabalhadores.

Os trabalhadores precisam adquirir uma consciência de classe, ou seja, precisamos estar unidos para podermos defender os nossos direitos. O que se tem visto hoje é trabalhador contra trabalhador e trabalhador contra a direção do SINDISAN. Enquanto a contenda reina entre nós a direção da empresa dá gargalhadas, pois nossa luta não avança e a empresa consegue aumentar sua opressão e a retirada de direitos.

No último dia 31-01-2009 o acordo coletivo 2008/2009 dos trabalhadores da DESO foi aprovado. Os avanços foram poucos e muitos trabalhadores não ficaram satisfeitos com eles.

Karl marx disse: trabalhadores de todo mundo, uni-vos! Só assim venceremos.