Siri na Lata: Carnaval de luta dos trabalhadores vai denunciar privatização da água

Siri na Lata vai mostrar à população os privatistas da água

O Carnaval está chegando e as trabalhadoras e trabalhadores sergipanos já estão com tudo preparado para o tradicional desfile do Siri na Lata, bloco carnavalesca da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe, que mais uma vez tomará as ruas do centro de Aracaju com muito frevo, irreverência e protesto, na sexta-feira de Carnaval, dia 9 de fevereiro. A concentração será a partir das 8h, na Praça Fausto Cardoso.

Este ano, o tema central que será levado para o diálogo com a população será o da privatização do Estado, envolvendo a água, a saúde e a educação, entre outras áreas. Não faltarão denúncias a serem feitas pelas ruas de Aracaju.

Secretário de Cultura da CUT-SE, Jean Marcel tem a expectativa de que o desfile do Bloco de Carnaval do Siri na Lata, neste ano de 2024, será o maior de todos os tempos.

“Reunimos muita gente no Carnaval Rebeldia que saiu em cortejo pelas ruas do Bairro Cirurgia no dia 27 de janeiro. Então, aproveitamos para convidar todos para virem desfilar conosco pelas ruas do Centro de Aracaju com o Siri na Lata”, declarou Jean Marcel.

Trabalhadoras e trabalhadores de todas as categorias e a população em geral estão convidados. “Tragam seus cartazes, sua fantasia e vamos fazer o protesto com irreverência, cultura, arte e criatividade”, convidou Jean Marcel.

Convite à categoria

O SINDISAN aproveita a oportunidade para convidar todos os trabalhadores e trabalhadoras da DESO, da CODERSE e dos SAAEs que tiverem disposição para a folia e para a luta a também participarem do Siri na Lata deste ano, já que um dos temas centrais, com direito a marchinha pronta, será a privatização da água e do saneamento em Sergipe.

“O momento é de folia, mas também de luta e de protesto contra a proposta privatista do governo Mitidieri, que recebeu também a adesão do prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira. Vamos estar nas ruas da capital denunciando esses dois privatistas e os seus aliados que querem transformar a água dos sergipanos em mercadoria e privatizar a DESO e os SAAEs, com demissão em massa de vários pais e mães de família. Convidamos todos para essa luta, e que tragam os amigos e parentes”, convidou o secretário-geral do SINDISAN, Aécio Ferreira.

O presidente da CUT Sergipe, Roberto Silva, destacou que neste primeiro ano do Governo Mitidieri a classe trabalhadora foi duramente atingida com projetos de cunho privatista, aumento da contribuição do Ipesaúde e redução na assistência médica oferecida a todos os conveniados e seus dependentes.

“Água é um bem essencial. Concessão é privatização e não podemos deixar que as populações dos municípios mais carentes de Sergipe fiquem sem o direito à água. Todos os cidadãos sergipanos precisam ser respeitados em sua condição humana, tendo assegurado o acesso à água tratada, potável e saneamento básico. Da mesma forma, saúde é um assunto muito grave e a destruição do Ipesaúde é um crime contra os servidores e servidoras públicas de Sergipe. Na luta contra a privatização da água e do Estado de Sergipe, estamos juntos!”, declarou Roberto Silva.

» Com informações da assessoria da CUT-SE.