ACT 2022: Trabalhadores do SAAE de Estância conquistam reajuste salarial de 12,47%

No último dia 19/5, dirigentes do SINDISAN estiveram em Estância para uma reunião com a direção do SAAE, com a secretária Municipal de Administração e Planejamento e, depois, com o prefeito Gilson Andrade, para discutir uma contraproposta para o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2023 dos trabalhadores da Autarquia. Também participaram da reunião o companheiro Luciano Santos e o representante da base, Cristiano.

Durante as discussões, a secretária de Administração e Planejamento, Teresa Costa, tentou argumentar que o município só poderia conceder reajuste aos trabalhadores do SAAE no mesmo índice dados aos demais servidores, ou seja, 10,6%, a fim de não ultrapassar o famigerado limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.

No entanto, dirigentes do sindicato argumentaram que os demais servidores são da administração direta, sendo que o SAAE é da administração indireta e possui orçamento próprio, além do que, a inflação do período foi 12,47%.

Depois de debater a questão, o prefeito Gilson Andrade concordou com o argumento e permitiu o reajuste de 12,47% para a categoria, com pagamento retroativo à 1º de maio (data-base). Não houve avanço nos demais pontos da pauta, que ficaram para ser discutidos nas próximas negociações.

Em assembleia realizada na tarde do dia 26/5, na sede do SAAE, a categoria aprovou a contraproposta e o fechamento do ACT.