vazamento de dados

Contracheques expostos indevidamente só servem aos interesses dos privatistas

vazamento de dadosTem chamado a atenção da direção do SINDISAN as informações privilegiadas que alguns órgãos de imprensa do estado têm sobre os salários de alguns trabalhadores da DESO, expostos como se fossem altos salários. Não se sabe como esses órgãos chegaram a ter acesso a alguns contracheques (que são dados pessoais e privados). Provavelmente, é coisa de gente da casa. Portanto, trata-se de vazamento seletivo e ilegal, ficando aqui um alerta para a direção da Companhia, que tem ficado silenciosa sobre o assunto.

Diante desse silêncio absurdo e conivente quanto a esses vazamentos seletivos, é preciso esclarecer que somos uma categoria organizada e com um sindicato forte. Sendo assim, não existe nenhuma irregularidade sobre os salários desses companheiros ou companheiras, que têm em seus contracheques não benesses, mas conquistas acumuladas em anos e anos de luta da categoria com o seu sindicato, o SINDISAN, que sempre defendeu os interesses históricos e imediatos dos trabalhadores.

Para citar um exemplo, o anuênio, que antes era triênio e conseguiu-se esse avanço no no Acordo Coletivo de Trabalho de 1988, depois de mais de vinte dias de greve; depois veio a conquista do PCCS, no ACT de 1990, após 50 dias de greve.

Com se vê, a tudo que consta nos contracheques dos trabalhadores da DESO agregam-se várias conquistas, frutos de muita luta e organização dos trabalhadores com o SINDISAN nas décadas de 80 e 90, quando se defendia que “A luta faz a história”. Portando, ao longo dos anos, os salários tiveram ganhos reais e avanços significativos que hoje refletem-se em contracheques com valores acima da média. Não a nada de irregular nisso.

Então, fica esse recado para os desavisados, que acham que se trata de benesses ou irregularidades. Os trabalhadores da DESO têm um dos melhores acordos coletivos do setor de saneamento do Brasil, resultado de muita luta da categoria. Em tempos de muito interesse na privatização da Companhia, dá para entender o que está por trás desses vazamentos seletivos. Ao passo que sucateia-se a estrutura e pioram os serviços, usam da estratégia suja de plantar na imprensa que há privilégios e altos salários dentro da Companhia para justificar sua privatização.

É preciso defender a DESO como o maior patrimônio dos sergipanos, pois água e saneamento são direitos de todo o povo. Privatizada, não atenderá a todos, mas a alguns.