Alessandro Vieira assina a Carta Compromisso com o Saneamento Básico

Há dez dias das eleições, o senador licenciado Alessandro Vieira, do PSDB, candidato ao governo de Sergipe, assinou a Carta Compromisso com o Saneamento Básico como Direito Humano Fundamental e em defesa da DESO como empresa pública. O candidato esteve na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe – SINDISAN, na manhã desta quinta-feira, 22, onde foi recebido pela direção da entidade.

Na oportunidade, dialogou com os dirigentes do SINDISAN que passaram ao candidato informações a respeito da realidade de Sergipe em relação ao saneamento básico, bem como dados que mostram a viabilidade técnica da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) como empresa pública estadual responsável pelos serviços de tratamento e distribuição de água e, também, pela coleta e tratamento dos esgotos.

Alessandro Vieira ouviu atentamente a explanação e, em seguida, colocou seu posicionamento totalmente contrário à privatização da DESO.

“A DESO é um enorme patrimônio do povo sergipano. Não grande, mas enorme. Não vejo razão para privatizar uma empresa que representa tanto para este estado. Só um político preguiçoso privatizaria a DESO. A partir do novo marco legal do saneamento, que passou pelo Congresso Nacional, nós temos a total clareza que o melhor modelo para Sergipe é o público”, assegurou o candidato tucano.

Em relação à Carta Compromisso com o Saneamento Básico como Direito Humano Fundamental, Alessandro assinou, colocando ressalva em apenas dois pontos por questões meramente formais, mas assumiu integralmente o compromisso com o conteúdo do documento.

“Os compromissos dessa carta são muito coerentes com o que já apresentamos em nosso Plano de Governo, como concurso público urgente; revisão tarifária com consulta pública; definir um corpo técnico forte e preparado para atuar na DESO; metas ambiciosas de universalização a serem cumpridas e gratificação para que cumpri-las; diálogo e negociação permanente com os trabalhadores; assim como defendo a recuperação da COHIDRO, que foi totalmente sucateada e destruída”, apontou, colocando a sua assinatura no documento elaborado pelo SINDISAN.

Alessandro Vieira foi o quinto candidato ao governo do Estado a assinar a Carta Compromisso com o Saneamento Básico como Direito Humano Fundamental e em defesa da DESO como empresa pública. Antes dele assinaram Valmir de Francisquinho (PL), Aroldo Félix (UP), Niully Campos (Psol) e o também senador licenciado Rogério Carvalho (PT).