silvio brejo grande

Debate contra a privatização da Deso continua nas câmaras municipais

silvio brejo grandeA direção do Sindisan mantém a agenda de visitas às Câmara de Vereadores de municípios do interior de Sergipe onde a Deso detém a concessão dos serviços de saneamento. O objetivo é chegar ao final do ano tendo passado pelos 74 municípios onde a Companhia atua. A exceção é Carmópolis. A direção já esteve em quase 60 Câmaras Municipais.

Nessas visitas e debates com os vereadores, o foco na abordagem é a possível privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe – como pretende o governo de Jackson Barreto, via plano federal, através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – e os impactos negativos para a população sergipana, em especial para as camadas mais carentes e nos municípios mais pobres do interior.

No debate com os vereadores e também com os munícipes que comparecem às Câmaras para acompanhar a discussão, dirigentes do Sindisan têm destacado o papel importante da Deso na oferta de água à população e lembrado que, numa eventual privatização da Companhia, a tarifa sofreria reajuste imediato de 32,15%, por conta da cobrança de ICMS, PIS e Cofins.

As novas câmaras municipais visitadas pelo Sindisan, em audiências públicas, sessões especiais e tribunas livres, foram: Japoatã, Santa Rosa de Lima, São Francisco, Tomar do Geru, Brejo Grande, Porto da Folha, Pacatuba, Ilha das Flores, Riachão do Dantas e Malhador.

Share this post