andorinhas

Andorinha e trabalhador só nunca farão Verão

andorinhasNas relações entre patrão e empregado, não existe ilusão: nada vem de graça para o trabalhador. Todas as conquistas que a classe trabalhadora conquistou, até hoje, são fruto da luta organizada pelas representações dos trabalhadores – suas associações, sindicatos, centrais, federações e confederações. Os livros de história estão aí para provar.

É preciso insistir nessa constatação histórica porque o momento é de buscar um grau maior de politização de todos os trabalhadores, diante de tantos ataques aos direitos sociais e trabalhistas e da crescente onda neoliberal, que volta a ganhar força.

Neste sentido, é sempre importante enfatizar para todos companheiros e companheiras a real importância do sindicato para as suas vidas e, consequentemente, para todos os seus familiares. Infelizmente, ainda se encontra, com certa facilidade, trabalhadores que desprezam a importância do SINDISAN como seu sindicato de classe.

É sempre bom lembrar a esses trabalhadores que o resultado das conquistas, por exemplo, nos Acordos Coletivos não são frutos das benesses dos gestores que passaram, mas da organização e luta da categoria através do SINDISAN, nas negociações e mobilizações e atos que se fizeram.

Fato é que, se algum trabalhador, em pleno século 21, ainda imagina que no sistema capitalista, perverso, excludente e altamente exploratório, algum patrão vai lhes dar, de forma espontânea, algum tipo de benefício ou aumento salarial, está redondamente enganado. Porque no Capitalismo não existe almoço grátis!

Chama a atenção o caso da Deso, onde a maioria dos funcionários já é composta por jovens que ingressaram a partir do último concurso público, fortemente concorrido, e boa parte já portadores de diploma de nível superior, levando em consideração a faixa etária. A inexperiência na luta de classes é comum, já que a maioria é jovem e muitos estão no seu o seu primeiro emprego público.

Mentes abertas e frescas, subentende-se que poderiam vir com ideias mais progressistas quanto à participação na luta como trabalhadores e nas ações desenvolvidas pelo SINDISAN, responsável direto, inclusive, pela realização do último concurso público, portanto, pelo ingresso desses na Deso. Lamentavelmente, não é o que se verifica. Ao menos, por enquanto.

As conquistas dos trabalhadores advém da força e das lutas do seu sindicato, que organiza e mobiliza, realiza atos e greves, apresenta propostas e contrapropostas, negocia avanços e busca bons acordos para a categoria. E sindicato forte nada mais é que a soma de todos os trabalhadores organizados em busca de objetivos comuns. Então, qual o motivo da baixa atuação desses trabalhadores nas lutas sindicais? Talvez a ilusão de que basta se filiar ao sindicato para as coisas aconteceram. Não é bem assim.

A filiação é importantíssima e fortalece a organização, mas cruzar os braços não ajudará em nada na luta por garantia dos direitos já conquistas pelo Sindicato e ampliação desses direitos. Somente a somação de todos, com consciência da realidade que os cercam, é que se pode enfrentar os desafios e buscar algo melhor para todos os trabalhadores.

Que fique a dica: andorinha e trabalhador só nunca farão Verão!