antena caueira

Antenas de internet continuam a se proliferar

antena caueiraParece que alguém na DESO não quer mesmo que a coisa volte pro seus devidos lugares, mesmo depois das inúmeras denúncias do SINDISAN sobre as diversas antenas de internet, de empresas privadas, instaladas de forma irregular – ou seja, sem qualquer acordo legal firmado com a Companhia – nos reservatórios elevados em cidades do interior.

Quando foi feita a primeira denúncia à Direção da DESO, alegou-se desconhecimento dos fatos e que seria feita uma averiguação quanto à veracidade das informações passadas. Porém, o que o sindicato observou de lá pra cá, foi que além de não ter havido a averiguação, a situação só piorou, pois o número de instalações “clandestinas” só aumentou.

Recentemente, a Direção do SINDISAN, em visita às bases do interior, presenciou um fato inusitado: um funcionário de uma dessas empresas de internet foi flagrado fazendo manutenção em uma dessas antenas, no alto do reservatório, sem qualquer EPI, em um risco iminente de sofrer um sério acidente, com consequências imprevisíveis. Isso aconteceu num dos reservatórios entre os municípios de Nossa Senhora das Dores e Feira Nova, que fornece água para o Povoado Pau Ferro e que não tem a presença efetiva de um servidor da Compahia.

Anos atrás, a DESO já foi obrigada, por força da lei, a indenizar famílias devido a acidentes ocorridos com pessoas que não pertenciam ao seu quadro de funcionário, em áreas sob sua responsabilidade. O SINDISAN pede providências urgentes para reverter essa situação. Há que se perguntar: a Direção da DESO diz não ter conhecimento e que não autorizou a instalação dessas antenas. Por que, então, não recorrer aos meios legais, já que se trata de área de acesso restrito, para coibir de uma vez por todas essas irregularidades?