As conquistas estão aí… só não vê quem não quer

Tem um pequeno grupo de companheiros que propaga na base que a atual diretoria do SINDISAN não conseguiu nenhum avanço para os trabalhadores da DESO, e que nestes últimos anos conseguimos só a reposição da inflação (INPC). Esclarecemos aos desavisados que Acordo Coletivo é uma livre negociação e que aplicar o INPC não é lei, tanto é que, se fosse lei, os servidores públicos do Estado não estariam até hoje amargando um “reajuste zero” em seus salários.

E temos como mostrar que conseguimos, em cinco anos e cinco meses de mandato, mais do que foi conseguido no passado em quatro anos de greves e processos judiciais contra trabalhadores. Vamos aos fatos:

Durante este período de mandato, mantivemos nossas conquistas e conseguimos Cartão Alimentação para todos os trabalhadores, hoje no valor de R$ 600,00 e, a partir de maio, passará para R$ 650,00. O Cartão Alimentação é uma conquista. Imagine um companheiro Auxiliar de Execução sem o Cartão Alimentação e sem as várias ações judiciais já ganhas nesta gestão (insalubridade, horas extras, interstícios)!

Imagine os companheiros admitidos a partir de 2004 sem anuênio e progressão na tabela salarial, para natureza salarial, para o programa alimentação e para as classes salariais de 1 à 9, auxilio educação de 0 à 12 anos, quando antes era de 0 à 6 anos.

Diante destes fatos, estes companheiros que fazem crítica ao Sindicato mais parece que não leem os acordos coletivos ou não participa das assembleias do SINDISAN, ou tem problemas pessoais com alguns diretores do Sindicato e misturam as coisas. Ou talvez queiram aparecer para a categoria como se estivesse no Sindicato, que conseguiram mais avanços e se apresentam como os “salvadores da pátria”.

Para demonstrar o que relatamos acima, que houve avanços e conquistas, vamos pegar um companheiro ou companheira admitido em 2004 no cargo de Auxiliar de Execução, com dois filhos na escola. O que representa uma remuneração líquida de quase R$ 1.700,00. Ou seja, uma diferença muito grande se comparada com a realidade da época da admissão.

Os fatos mostram o resultado, na prática, da luta e das conquistas da atual direção do Sindicato e dos trabalhadores.