sindisan_22_3_12 1

As peripécias da Deso e os prejuízos para a companhia

Tempos atrás a Deso vivia em meio à farra das consultorias, não muito diferente dos dias de hoje. Vamos aos fatos. A Polo Assessoria sindisan_22_3_12 1foi contratada a peso de ouro para dar treinamentos e realizar cursos e seminários para os funcionários, e a farra foi grande. Foram feitos grandes contratos com a IBM, hoje falida. E para diminuir o pagamento do INSS e outros tributos, a Deso contratou a famosa consultoria da Fubras, e deu tudo errado: a DESO perdeu na justiça, agora esta pagando os atrasados que deixou de pagar e ainda por cima corrigido monetariamente. Um prejuízo do tamanho do mundo!

Consultoria para retirar direitos dos trabalhadores e afundar a empresa: este era o lema de muitas diretorias que passaram pela Deso. Adicional de insalubridade, a Deso perdeu na justiça: R$ 2 milhões bloqueados. Horas extras, perdeu na justiça: pasmem, a companhia vai ter que pagar mais ou menos R$ 20 milhões retroativos há 5 anos. Onde estão os gerentes e diretores da Deso que na época fizeram esses contratos e essas peripécias, e muitos deles só queriam retirar direitos dos trabalhadores, perseguir, punir e prejudicar os funcionários, cometendo injustiças e arbitrariedades? Onde está esse pessoal?

É preciso que os senhores diretores e gerentes da Deso repensem suas ações, se reciclem, se aprimorem, se capacitem para melhor administrar a empresa. Tem gente que não levanta da cadeira para fazer uma visita às estações ou para acompanhar as perícias do Ministério Público do Trabalho. Muitos gerente e diretores não conhecem as áreas da Deso: estações de tratamento de água, estações de bombeamentos, estações de tratamento de esgotos, e mesmo assim assinam os laudos e relatórios, muitas vezes prejudicando os trabalhadores.

Por exemplo, foi o que aconteceu com as consultorias da Silvestre e da Ambientec para retirar o percentual de insalubridade. Mais uma derrota para a Deso: os trabalhadores, com ações do Sindicato, conseguiram ganhar na justiça o que era seu de direito.