greve geral 28 abril 01

Sergipe parou na greve geral dos trabalhadores brasileiros

greve geral 28 abril 01Contra as Reformas Trabalhista e da Previdência, a Grande Greve Geral de 2017 parou o Brasil. Em Sergipe, o movimento foi um sucesso. Na capital, Aracaju, nenhum ônibus circulou na sexta-feira, dia 28 de abril. De madrugada, o movimento sindical e social fez piquete e montou barricadas em frente às empresas de ônibus Atalaia, Modelo e Progresso.

Já pela manhã, as ruas do Centro foram fechadas e ocupadas por manifestantes. As lojas que insistiram em furar a greve tiveram que baixar as portas. Mais de 50 categorias de trabalhadores paralisaram e mais de 100 organizações sindicais participaram da construção do dia de luta, entre os quais o SINDISAN, que também pautou a questão da possível privatização da DESO.

Uma boa parte da população, que não sabia o motivo da Greve Geral nem como sua vida será prejudicada pelas Reformas Trabalhista, da Previdência e a terceirização irrestrita, ficou surpresa com a força da greve geral que parou o Centro Comercial e Administrativo de Aracaju.

Sobre a vitória da mobilização alcançada, o presidente da CUT/SE, professor Rubens Marques citou Lênin: “‘Os embates e as greves têm mais poder de educar a classe trabalhadora do que os livros’. Foi um grande sucesso a greve da classe trabalhadora aqui em Sergipe. Nenhum ônibus conseguiu sair da garagem e as expectativas foram superadas”, disse.

Para o vice-presidente da CUT, Plínio Pugliesi, esta é a oportunidade de ampliar o diálogo e esclarecer quem não tem tido acesso à informação e apenas assiste passivamente à propaganda oficial do governo na TV e em demais meios de comunicação.

greve geral 28 abril 02“A estratégia desse golpe sempre foi destruir os direitos dos trabalhadores. As reformas impostas pelo governo federal ilegítimo atendem aos interesses de apenas uma classe: os ricos que sempre dominaram o poder do país, como industriais, latifundiários e banqueiros. O objetivo elementar desses projetos é rebaixar o valor da mão de obra e explorar os trabalhadores durante a vida toda pagando salários menores, tudo para aumentar os lucros de poucos”.

Trabalhadores nas ruas

À tarde, a Praça General Valadão, em Aracaju, foi tomada por uma multidão, que depois saiu em uma grande caminhada pelas ruas do Centro em direção ao Calçadão da 13 de Julho, onde a histórica greve geral dos trabalhadores foi encerrada.

“Sem dúvida, por muitos motivos, o dia 28 de abril de 2017 ficará registrado na memória dos trabalhadores sergipanos. Foi um grande dia, onde os trabalhadores unificados, da cidade e do campo, mostraram a sua força e deixaram claro que vão resistir e lutar contra todos os ataques aos nossos direitos sociais e trabalhistas. Os golpistas não terão trégua até que recuem. E, aqui em Sergipe, nós também não descansaremos enquanto o governo Jackson não retirar a DESO do plano do BNDES de privatização da Companhia”, afirmou Sérgio Passos, presidente do SINDISAN.

“Aproveito para parabenizar a categoria, que aderiu à greve geral, e aos companheiros que se somaram à caminhada que fizemos da sede da DESO ao centro de Aracaju, pela manhã. Foi uma belíssima caminhada. Como também, parabenizamos os companheiros que retornaram no período da tarde e participaram da histórica marcha contra as reformas de Temer e contra a privatização da DESO. Mostramos a nossa força e disposição para a luta”, completou.

(Com informações do site da CUT/SE)