Foto: Maxim Hopman - Unsplash

Assalto à ETA de Arauá mostra que unidades da DESO continuam inseguras

Mais um assalto foi registrado em uma unidade da DESO. A bola da vez foi a Estação de Tratamento de Água de Arauá (ETA Arauá). No dia 11/6, durante seu plantão, o operador daquela unidade foi surpreendido por um meliante armado e mascarado, que adentrou na área da DESO pulando o muro da Estação e, com a arma de fogo em punho, após ameaçar o companheiro de lhe dar um tiro na cabeça, subtraiu o celular do mesmo, o celular da empresa e, ainda, roubou a quantia de R$ 400,00 que o trabalhador levava em sua carteira naquele momento. Logo em seguida à ação de terror, o meliante deixou a unidade.

O operador da ETA, após o susto e o impacto de ter a sua vida ameaçada, buscou a Delegacia Municipal de Arauá para relatar o fato, registrando Boletim de Ocorrência e pedindo providências. O companheiro também procurou o sindicato para relatar mais esse assalto a uma unidade de trabalho da Companhia e solicitar apoio e providências. A direção do SINDISAN acionou a sua assessoria jurídica que estudou o caso e emitiu Requerimento à direção da DESO, em nome do operador da ETA Arauá.

No documento, lembra à DESO que ao empregador compete a preservação da integridade física e psíquica do trabalhador, assim como preservar e zelar por sua saúde. Foi destacada, ainda, nos termos do art. 2º da CLT, que os riscos da atividade econômica são suportados pelo empregador, que deve oferecer todos os meios para a efetiva prestação de serviços, não podendo transferi-lo ao empregado, sob pena de ofensa ao princípio da alteridade.
Sendo assim, o companheiro requereu da DESO o pagamento, a título de danos materiais, dos valores dele subtraídos – seu celular e mais a quantia de R$ 400,00. No documento, requer-se, também, a adoção de medidas para garantir mais segurança ao ambiente de trabalho na ETA Arauá, a fim de que novos assaltos não venham a ocorrer.

Esperamos que a direção da DESO tome todas as providências necessárias para garantir a integridade física não só dos trabalhadores da ETA Arauá, mas de todos que atuam nas unidades da Companhia espalhadas por todo o estado.