assembleia deso 0112218

Trabalhadores aprovam contraproposta da DESO para o ACT e contribuição negocial

assembleia deso 0112218No último dia 1º de dezembro, foi realizada Assembleia Geral, na sede do SINDISAN, para discussão e votação sobre a Previsão Orçamentária para o Exercício de 2019 e avaliação e votação sobre a Contraproposta da DESO para as cláusulas econômicas do Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2020, com uma boa presença de companheiros e companheiras da Capital e do Interior.

Na primeira discussão estavam presentes trabalhadores da DESO, Cohidro e do SAAE de São Cristóvão. Após a explanação feita pelo contador do sindicato e tiradas algumas dúvidas, a Previsão Orçamentária para 2019 foi aprovada pela maioria dos presentes.

No ponto relativo à contraproposta enviada pela DESO, a categoria aceitou os 4% (INPC acumulado) de reajuste no salário-base, o aumento de 10% no cartão-alimentação e no auxílio escola, além dos 4% de aumento nas demais cláusulas econômicas.

A assembleia deliberou, ainda, que no mês de aniversário do empregado, a DESO pagará, em parcela extra, 50% do valor do cartão-alimentação, proposta esta reinvidicada pela direção do SINDISAN, anteriormente, na mesa de negociação, ficando definido que se a proposta fosse lançada em assembleia e aprovada, seria apresentada à direção da DESO, que aceitaria pagar o benefício. Mais um avanço conquistado para os trabalhadores!

Contribuição negocial

Na sequência, após discussão, a assembleia, por maioria, aprovou a cobrança da Contribuição Negocial em favor do SINDISAN, no percentual de 3% sobre o salário nominal do empregado sindicalizado ou não, dividido em três parcelas de 1%, iniciando o desconto no contracheque de fevereiro de 2019.

Ficou resguardado ao empregado que não quiser o desconto da Contribuição Negocial manifestar esse direito, por escrito, em duas vias, apresentando o documento diretamente no SINDISAN, no prazo máximo de 30 dias após a assinatura do ACT. Uma das vias será entregue pelo sindicato à DESO, no prazo de 24 horas após a manifestação.