prof moraes

Audiência Pública vai debater direito humano à água e privatização da Deso

prof moraesO SINDISAN continua na luta em defesa da DESO como patrimônio público do povo sergipano e contra a sua privatização. Nessa luta, o sindicato buscou o apoio e a parceria  da CUT e dos seus sindicatos filiados, da FNU e também  dos mandatos da deputada estadual Ana Lúcia e do vereador de Aracaju, Iran Barbosa, ambos do PT.

Estes dois parlamentares, em conjunto, estarão promovendo, no próximo dia 16/2, às 14h30, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, uma Audiência Pública para discutir uma possível privatização da DESO e os impactos decorrentes para a garantia do acesso da população à água como um direito humano e não deve ser tratada como mera mercadoria para gerar lucro a empresas capitalistas, seus donos e sócios. Na ocasião, discutirá o tema “A Deso pública como garantia do direito humano de acesso à água aos sergipanos” o Phd e Professor em Saneamento Luiz Roberto Santos Moraes, da Universidade Federal da Bahia (UFBa).

“Estes dois parlamentares de esquerda sempre tiveram postura e compromisso contrários às privatizações dos bens públicos e apoiam, integralmente, a luta dos SINDISAN e dos trabalhadores da DESO contra a privatização da Companhia. Dialogamos com esses dois companheiros parlamentares e eles estarão realizando essa audiência pública, com o apoio da FNU e da CUT, através do companheiro e presidente Dudu Marques. É muito importante que a categoria e a população sergipana compareçam a essa audiência, porque assim poderemos discutir e esclarecer o que, verdadeiramente, está em jogo nessa nova tentativa de privatização da DESO. São interesses meramente mercadológicos e eleitoreiros, e não de interesse do povo sergipano”, esclarece Sérgio Passos, presidente do SINDISAN.

Ainda segundo Passos, haverá uma ampla mobilização convidando os demais parlamentares das duas Casas (Alese e Câmara de Aracaju), assim como parlamentares e a população da Grande Aracaju e de outros municípios sergipanos que são atendidos pela Companhia.

“Uma possível privatização da DESO afetará a população de 71 municípios. É bom lembrar que a DESO, mesmo com alguma dificuldade, decorrente não da incapacidade de seus trabalhadores, mas de gestão e ingerências políticas, atende a população desses municípios sem distinção econômica, a baixo custo tarifário; já uma empresa privada vai priorizar o atendimento de áreas com maior densidade populacional e àqueles que podem pagar as tarifas que serão elevadas, com certeza, porque o objetivo principal será o lucro. Nós temos muitos exemplos de cidades onde água e esgoto foram privatizados e não houve avanço algum na universalização do acesso e a população mais carente ficou desassistida, com muitas pessoas deixando de pagar a tarifa por ser cara demais. Privatizar não é a solução. É só observarem o caso das teles brasileiras, que foram privatizadas e hoje são só problemas para o povo”, enfatizou.

“Então, estaremos convidando todos os trabalhadores da DESO e também a população sergipana para essa audiência pública, porque um tema tão importante como este, de garantia de um direito humano e sagrado, que é o do direito de acesso à água, não pode ser apenas discutido nos gabinetes dos burocratas. A população precisa estar informada e opinar sobre o assunto”, defende o presidente do SINDISAN.