Trabalhadores aprovam contraproposta da DESO e fecham o ACT de 2021/2023

Com a presença de pouco mais de 60 trabalhadores e trabalhadoras da capital e do interior, a Assembleia Geral do último sábado, 27/11, avaliou a contraproposta enviada pela DESO. Após os informes passados pelo presidente do SINDISAN, Silvio Sá, foi colocada a contraproposta da Companhia para apreciação e votação, com a maioria dos presentes aprovando a mesma.

Houve importantes avanços, como o aumento no cartão alimentação superior ao valor do INPC acumulado do período, ficando em R$ 1.450.00, com recarga completa no mês de aniversário do trabalhador; além do percentual total do índice citado sobre a rubrica Programa Alimentação, sendo que esta passará a ser somada ao salário-base para fins de cálculo do anuênio .

A empresa alegou ter chegado ao limite de concessões e, em tom intimidador, informou que, não havendo a aprovação da contraproposta apresentada para o ACT 2021/2023, as negociações se iniciariam do zero.

É preciso lembrar que houve uma avaliação da conjuntura, importante para toda e qualquer negociação. Portanto, não foi a ideia de começar do zero que levou à aprovação do acordo, mas a manutenção dos direitos e conquistas, além dos avanços.

Na comparação com as negociações de outros órgãos e categorias, a DESO ofereceu a metade do INPC do período e sinalizou o interesse em manter a negociação das demais cláusulas. Não obstante, é preciso lembrar que a reposição da inflação no período não deveria ser alvo de negociação, embora seja um parâmetro. Todavia, é importante ressaltar que, como o ACT é de dois anos, em 2022 está garantido o INPC em todas as cláusulas econômicos.

No entanto, ao final, há que se reconhecer que houve avanços e parabenizamos a categoria por, mais uma vez, fazer uma negociação democrática e inteligente, com a prevalência dos interesses coletivos.

Share this post