votacao saneamento

Congresso mantém vetos ao novo marco do saneamento. Veja como votaram os parlamentares de SE

votacao saneamentoO Congresso Nacional manteve os vetos presidenciais ao novo marco legal do saneamento básico. Os deputados decidiram, em votação realizada na quarta-feira, 17, manter os vetos por 292 votos a 169, o que dispensa a análise por parte dos senadores. Os vetos tratavam da sobrevida dos contratos de estatais fechados sem licitação com os municípios (contratos de programa).

O presidente vetou o trecho da nova lei que permitia que as situações de fato – onde há prestação de serviço sem contrato – fossem formalizadas pelas empresas públicas. Além disso, Bolsonaro vetou o artigo 16, que possibilitaria os contratos de programa serem renovados por mais 30 anos – veto que gerou mais polêmica no Congresso e no setor.

Agora, pelo novo marco, a seleção da empresa que prestará o serviço deverá ser feito por meio de licitação. Também foi mantido o veto que dizia respeito à competência para o licenciamento ambiental e permitia, caso não houvesse órgão municipal, que ela ficasse com o órgão estadual.

Entidades que defendem o saneamento público, universal e de qualidade protocolaram, em 2020, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a lei 14.026/20 que alterou o marco legal do saneamento. Pedro Blois, presidente da FNU, explica que a entidade estuda novas ações jurídicas para tentar barrar esse desmonte do setor de saneamento no país.

Confira como votaram os deputados federais de Sergipe:

Não – pela derrubada dos vetos e contra a privatização da água
Sim – pela manutenção dos vetos e a favor da privatização da água

Fábio Henrique: Não
Fábio Mitidieri: Não