dedo negativo

Prefeito e direção do SAAE fazem acordo com os trabalhadores, mas não vêm cumprindo

dedo negativoComo já é do conhecimento de todos, desde o ano de 2011 que os trabalhadores do SAAE de São Cristóvão vêm sofrendo com o salário que vem recebendo, de tão grande que são as perdas, ano após ano sem reajustes. Quando os trabalhadores pensavam que recuperaria essas perdas com a atual gestão, foram surpreendidos com pouco mais de 7% de reajuste acumulado dos anos de 2018 e 2019.

Quando o diretor do SAEE é questionado sobre o assunto, é dito que ele só resolve o problema do período dele. É bom lembrar que o SAEE é uma autarquia e sua gestão tem que ser impessoal, portanto, as dívidas com os trabalhadores deixadas por outros diretores são da autarquia, portanto, qualquer diretor que vier a assumi-la, assume também o que ficou das outras gestões. Então, ele deve buscar pagar.

No Início do mês de março, os trabalhadores se reuniram e começaram a cobrar do diretor do SAAE um posicionamento a respeito dessa situação. Depois de muitas idas e vindas, os trabalhadores resolveram ir para porta da Câmara Municipal falar com os vereadores. Na oportunidade, solicitaram uma audiência com o prefeito, onde fizeram ponderações a respeito da difícil situação em que se encontram.

Nessa reunião participaram dirigentes do SINDISAN e trabalhadores do SAAE, o líder do prefeito na Câmara e o p próprio prefeito, que ouviu dos trabalhadores que olhasse com carinho essa situação. Antes, a categoria tinha o maior salário do município; hoje recebe o menor. Foi solicitado também o aumento do valor do cartão alimentação, que hoje é de 85,00, enquanto de outros servidores é de 450,00 reais.

Em resposta, o prefeito informou que está fazendo o PCCS do pessoal da Saúde e que, em seguida faria o do SAAE. Na oportunidade, os trabalhadores solicitaram do prefeito que, devido a grande perda salarial, desse um adiantamento, o que foi aceito, com o diretor se comprometendo a pagar o retroativo. Mas isso não vem acontecendo, o que lamentamos e continuaremos cobrando da gestão.

Share this post