Contribuição Assistencial: trabalhador da DESO tem até o dia 18 de janeiro para desautorizar desconto

Se 2023 já foi um ano difícil para os trabalhadores e trabalhadoras da DESO, 2024 deverá ser ainda mais difícil. O governador Fábio Mitidieri quer a qualquer custo levar adiante o seu projeto entreguista e passar a concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário prestados pela DESO para a iniciativa privada. O primeiro passo ele já deu, aprovando na ALESE o PL 31/2023. A luta será grande em 2024!

No ano passado, o SINDISAN realizou muitas ações de enfrentamento a esse projeto privatista, com campanha em outdoor, busdoor e redes sociais; atos públicos; diálogo com autoridades do governo federal, em Brasília e Rio de Janeiro, e debates nas câmaras de vereadores, entre outras. E tudo isso só foi possível graças a Contribuição Assistencial aprovada pela categoria.

Nas negociações de 2023, a contribuição também foi aprovada no ACT (Cláusula 44ª) e o desconto de 3% sobre o salário-base em três parcelas (1% a cada mês) deverá ser efetivado nos contracheques a partir do mês de fevereiro de 2024.

O trabalhador que não quiser fortalecer a luta do sindicato contra a privatização da DESO terá 10 (dez) dias úteis a partir desta quinta-feira, dia 4, para entregar a sua manifestação contrária, que deverá ser feita de forma expressa, individualmente, em duas vias, e entregue na secretaria do SINDISAN, contendo o nome e a matrícula do empregado.