ato deso2013

ACT: última rodada de negociações trouxe avanços históricos para os trabalhadores

ato deso2013Depois de duas rodadas de negociação entre o SINDISAN e a DESO, foi realizado uma assembleia, no dia 09/11, onde foi apreciada a primeira contraproposta enviada pela empresa. A categoria rejeitou a contraproposta, pois estava muito distante da proposta que foi enviada pelos trabalhadores.

Foram tirados alguns encaminhamentos, como chamar a categoria na segunda-feira (11), no pátio da DESO, para protestar, e assim foi feito. Como ficou acertada outra reunião para o dia 13/11, os trabalhadores deliberaram que, na quarta-feira, fosse feito outro ato no pátio, para mostrar à direção da empresa a insatisfação com a contraproposta apresentada.

Assim, no dia 13/11, às 15 horas, foi realizada a terceira rodada de negociação.
Depois de várias discussões entre as partes, ficaram definidas algumas propostas, que para a comissão de negociação (Diretoria do SINDISAN mais representante do Dieese), houve avanço e até conquistas históricas para os companheiros admitidos a partir de 2004.

Ficou definida a manutenção de propostas de acordos anteriores, reposição salarial do INPC, cartão-alimentação de R$ 600 a partir de dezembro e, em maio de 2014, R$ 650, aplicação da progressão salarial para os companheiros admitidos a partir de 2004, e garantindo, a partir deste acordo, a progressão na tabela salarial de 2 em 2 anos 5% de um nível para outro, como é feito com os demais trabalhadores da DESO.

Chamaremos no próximo dia 23 (sábado), assembleia para avaliação da última contraproposta com categoria. Se for aceita, o maior passo para acabar com esta divisão entre novos e velhos será dado, pois na parte salarial não terá mais diferença entre o tratamento de um companheiro que entrou em 1988 e o que entrou em 2004. Isto significa uma conquista histórica da categoria, apesar de uma minoria afirmar que, durante estes últimos anos, não houve conquistas para os trabalhadores.

Como dizia um filósofo da Grécia Antiga, “contra fatos não há argumentos”. Só existe uma diferença hoje na DESO, que é a jornada de trabalho. Vamos em busca da unificação dela. A partir deste acordo fica mais fácil construir a unidade na categoria. Este é o grande desafio.