Deso: captação e ETA de Dores estão em estado de calamidade

Os trabalhadores das ETA e Captação Faustina, em Dores, estão reclamando das más condições de trabalho, e com razão. Eles reclamam que na ETA o registro do filtro 4 está quebrado desde o dia 09 de janeiro desse ano, e que para abri-lo ou fechá-lo os trabalhadores têm que usar um pralho, isso tem causado contusões nos operadores. Reclamam também da iluminação precária e do registro de uma polegada do dosador de sulfato que há muito tempo está ruim. Não há amônia para identificar vazamento de cloro, a falta deste produto poderá provocar acidente de trabalho. O rádio não presta, para se comunicar com a captação é muito difícil, e as cubetas para análise química da água estão quebradas.

Na captação os trabalhadores reclamam da falta de iluminação e do transporte. Eles afirmam que nos dias úteis existe um carro para fazer o transporte até a captação, mas nos finais de semana e feriados eles têm que ir em uma moto velha da DESO, faça chuva ou sol, e a empresa não disponibiliza capa de chuva apropriada para o deslocamento de moto.

Reclamam também que o auxílio quentinha não está sendo pago. Sabe-se que a direção da DESO já ordenou o pagamento, mas os gerentes e supervisores parecem que não estão muito preocupados em cumprir esta ordem, já que esta é uma reivindicação antiga destes trabalhadores que nunca se resolve.