DESO contrata escritório de advocacia por quase meio milhão de reais

No Diário Oficial do dia 15 de abril de 2009 foi divulgada a contratação do

escritório de advocacia Fernandes Advogados Associados (representado por dois filhos do atual ministro do TST) por meio de Dispensa de Licitação, para substituir um advogado da DESO que está respondendo a processo administrativo disciplinar. O valor do contrato é de R$ 468.225,12 para serviços prestados

durante 6 meses, o salário mensal de um advogado concursado na DESO é de R$ 2.300,00 mensais e outro escritório de advocacia que presta serviços na área trabalhista à DESO recebe R$ 3.000,00 por mês. Se o escritório contratado deve substituir o advogado, por que uma diferença de valores tão grande? Por que o contrato não foi feito por um período equivalente ao afastamento do advogado da DESO? Certamente o advogado já foi pré-julgado e condenado antes mesmo do inquérito ser concluído. Foi inclusive exposto a uma situação constrangedora, ao ver seu afastamento ser usado como justificativa para a contratação do escritório.O real interesse desta diretoria é terceirizar. Primeiro foi quase todo o setor comercial, agora o setor jurídico. Quem sabe o setor médico será o próximo alvo? Garantindo assim que todos os pareceres e laudos jurídicos ou médicos agradem aos diretores da DESO. Que eles não esqueçam do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) n° 226/2002 do Ministério Público, no qual a DESO se compromete a contratar apenas via concurso público e que já gerou multas para a empresa. Se havia necessidade de mais advogados, por que os diretores da DESO convocaram apenas 4 dos 5 classificados no concurso? O mais interessante é que com o valor mensal que será pago ao escritório contratado, R$ 78.000,00, daria para contratar 33 novos advogados concursados, recebendo R$ 2.300,00 cada um. Interessante também é que quando os trabalhadores reivindicam aumento a direção da DESO alega que “NÃO PODE” pagar. Mas pagar quase meio milhão de reais a um escritório de advocacia, aí “PODE”.